À segunda-feira e durante o verão

Contrariamente ao que se ouve, a Linha do Vale do Vouga entre Oliveira de Azeméis e Espinho “tem uma afluência diária de cerca de 50 pessoas por comboio e lotação esgotada à segunda-feira e durante o verão” e só não é mais “concorrida” no resto do ano devido aos “vários transtornos quinzenais com manutenção das composições” que obrigam a que o trajeto seja feito de autocarro, provocando “longos atrasos”.

Quem o diz, em comunicado enviado ao labor, é a Comissão Política Concelhia (CPC) de S. João da Madeira do CDS-PP, que ainda no sábado passado organizou, em conjunto com as congéneres de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Espinho, uma viagem de Vouguinha. O objetivo foi “chamar a atenção para o estado a que chegou a Linha do Vouga” e para a importância da sua defesa, recuperação e investimento, “reivindicando a criação de condições para que o Vouguinha seja novamente o transporte ferroviário de preferência e excelência nesta região”.

Ao longo do percurso, desde Oliveira de Azeméis até Espinho, “foi analisado o estado das várias estações e apeadeiros. E, chegados a Espinho, foi possível verificar o estado da zona envolvente ao apeadeiro do Vouga, seguindo-se uma caminhada pelo acesso disponível até à gare da CP (Estação de Espinho) de acesso à Linha do Norte”.

Os centristas defendem, na nota de imprensa recebida pelo jornal, que esta linha, depois de “recuperada e inovada”, “é uma importante opção ferroviária, de mobilidade de excelência, de ligação dos concelhos vizinhos à Linha do Norte, bem como de acesso dos sanjoanenses às praias e Feira Municipal de Espinho” e até mesmo ao Centro de Formação Profissional de Rio Meão.

Centristas querem que Governo invista na Linha do Vouga

Na iniciativa marcaram presença, além de elementos das quatro concelhias, a Comissão Política Distrital e ainda o deputado à Assembleia da República (AR) eleito por Aveiro, João Almeida. O parlamentar sanjoanense reforçou, na ocasião, que “esta via é estruturante e importante para a mobilidade destes concelhos e das suas freguesias”. Tanto que, conforme refere a nota informativa remetida ao semanário, “o CDS tem defendido localmente e na Assembleia da República o investimento na mesma”.

Aliás, precisamente na AR, ainda “no ano passado, [o CDS-PP] conseguiu que uma resolução proposta por si, que previa que a Linha do Vouga fosse requalificada e ligada à Linha do Norte, fosse aprovada por unanimidade”. Acontece que os populares quiseram concretizar essa resolução, prevendo a verba necessária para o início da obra no Orçamento de Estado deste ano, “mas os restantes partidos com assento no Parlamento não aprovaram favoravelmente a proposta, o que é de estranhar”, referem no texto dirigido ao labor.

Estando agora o Governo a promover a discussão do Ferrovia 2030 (o próximo programa de investimento na ferrovia), este é, em seu entender, “o momento certo para chamar a atenção e dizer que as centenas de milhares de habitantes desta região merecem tanto investimento como aqueles que estão no Norte da Área Metropolitana do Porto ou em qualquer outra zona do país”.

CDS-PP de S. João da Madeira defende “mobilidade mais eficiente” na região

Já para o líder da concelhia de S. João da Madeira, “a Linha do Vouga é apenas um bom exemplo do muito que ainda é necessário fazer para promover uma mobilidade mais eficiente na nossa região”. Na ótica de Ricardo Mota, “devemos pensar a região como um organismo com necessidades muito próprias que vão muito para além da Linha do Vouga”. “É preciso fazer mais para garantir um acesso fácil por transportes públicos aos concelhos vizinhos, a Aveiro e ao Porto, promovendo desta forma um modo de vida mais sustentável e ecológico”, acrescenta o responsável político.

Quanto ao CDS-PP de S. João da Madeira, “tudo fará para lutar por uma aposta rápida e objetiva para que se possa realizar esta tão necessária requalificação, não de emergência, mas sim pensada para o futuro”. “S. João da Madeira sabe que pode contar com o CDS-PP”, garante o partido local.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui