É a primeira vez que este restaurante de S. João da Madeira acolhe uma exposição de uma artista sanjoanense

 E é também a primeira vez que Maria João Gabriel expõe na cidade onde nasceu. O convite partiu do dono do “Tudo aos Molhos”, que conhece bem a arte desta sanjoanense de 42 anos e que, inclusive, já visitou o seu ateliê.

“Além de ser cliente e amiga, é uma artista sanjoanense, com uma energia fantástica, de quem gosto muito”, contou ao labor Jorge Baptista, que pela primeira vez abre as portas do seu restaurante a uma artista de S. João da Madeira.

Aberto “vai fazer cinco anos em janeiro [próximo]” no Largo de Santo António, o “Tudo aos Molhos” tem vindo a acolher exposições permanentes desde há dois anos a esta parte. Já teve patentes trabalhos artísticos no âmbito do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira e também de um artista de Oliveira de Azeméis, seguindo-se agora “uma pequena retrospetiva do trabalho” de Maria João Gabriel.

“São vários projetos artísticos” criados entre 2013 e 2017. Ao todo, são seis obras (desenho e pintura a óleo), sendo uma um tríptico e outra um políptico, conforme adiantou ao jornal Maria João Gabriel.

Quem é a Maria João Gabriel?

Maria João Gabriel é licenciada em Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro. Desde cedo manifestou interesse pela arte, nomeadamente pelo desenho e pela pintura, áreas em que foi fazendo formações.

Em 2014, na Slade School of Fine Art, em Londres, tirou o curso de verão “Contemporary Approaches to Still Life Painting”. Já em 2016, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), tirou o curso de verão “Encontro com o Desenho II”. De 2010 a 2017 teve aulas particulares de pintura a óleo no ateliê de Artur Terra (Porto), onde aprendeu e desenvolveu esta técnica.

Atualmente frequenta o 2.º ano do Mestrado em Design de Equipamento na FBAUL.

Ao labor, Maria João Gabriel assumiu-se como “uma pessoa criativa”: “O meu trabalho vem muito da alma”, refletindo “as minhas vivências e personalidade”.  Nele “ponho sempre o meu toque pessoal”, prosseguiu, dando nota ainda do seu gosto por árvores, que pintou desde sempre, e pela cor.

Lançamento de prato de gastronomia em breve

Apesar de a temática da exposição de Maria João Gabriel nada ter a ver com S. João da Madeira, Jorge Baptista vai aproveitar a presença de mais uma artista residente no “Tudo aos Molhos” para lançar um prato de gastronomia fabril sanjoanense. “Vamos fazê-lo ainda este mês”, avançou o proprietário ao semanário, acrescentando que “vamos tornar S. João da Madeira numa referência do nosso espaço”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui