O galardão também foi entregue a nove escolas sanjoanenses

A CERCI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades é a primeira instituição sanjoanense a ser distinguida com a bandeira Eco Escolas, no Dia das Bandeiras Verdes, que decorreu no dia 4 de outubro em Pombal.

O galardão também foi atribuído a nove escolas de S. João da Madeira. A saber Serafim Leite, João da Silva Correia, Oliveira Júnior, EB2/3, as EB1/JI de Fundo de Vila, do Parque, do Parrinho e Condes Dias Garcia e o Jardim de Infância das Travessas.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi ainda distinguido como Eco Agrupamento porque todos os seus estabelecimentos de ensino estão envolvidos no programa Eco Escolas. O Município sanjoanense é parceiro do programa Eco Escolas, colaborando no seu desenvolvimento na cidade. Por isso, recebeu também um diploma.

A CERCI criou o Eco Concelho dentro das suas instalações, desenvolveu algumas atividades durante o ano letivo anterior que serviram para a candidatura ao galardão deste programa e com “grande alegria” recebeu a bandeira Eco Escolas, deu a conhecer a diretora técnica Dulce Santos ao labor.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição sanjoanense, destaque para a recolha das “tampinhas” que são transformadas em material ortopédico, as boas práticas de separação do lixo, a apresentação de peças de teatro relacionadas com a temática ambiental, a Festa de Carnaval com um concurso de chapéus construídos através de materiais reciclados, a participação no projeto municipal “Rios” com a monitorização de uma parte do Parque Urbano do Rio Ul, a criação da “Brigada Anti Desperdício” que chama à atenção de utentes e colaboradores, as caminhadas pela natureza, a valorização das árvores e da floresta, a presença no Fundanças e Mercado Sustentável e a sensibilização para a limpeza do Parque Urbano do Rio do Ul.

A CERCI sempre teve “preocupação com o meio ambiente, mas sabermos que o que fizemos é reconhecido é uma grande alegria”. A entrega da bandeira Eco Escolas à CERCI “correu muito bem”. “Foi com uma grande alegria e orgulho que os nossos utentes (e nós também) receberam esta bandeira reflexo do trabalho que realizamos, na instituição em prol da sustentabilidade”, concluiu Dulce Santos ao labor.

DR
Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui