“João da Silva Correia” assinalou centenário do Armistício

0
25

No passado dia 7, assinalou-se o centenário da assinatura do Armistício da Primeira Grande Guerra na Escola Secundária do Agrupamento João da Silva Correia. A iniciativa partiu do grupo de docentes de História, em articulação com as Bibliotecas Escolares e os jovens do projeto “Nada a Perder”, segundo nota informativa enviada ao labor.

Cientes de que a paz nunca está garantida, mas convictos que pela educação nos valores e respeito por todos, e em particular pelos mais velhos, se pode promovê-la, foi convidado um grupo de idosos do Centro de Dia de Arrifana para uma sessão de cinema temática. O filme projetado versou a Primeira Guerra Mundial, tendo a atividade contado ainda com a presença de uma centenária sanjoanense, Flávia das Neves, que surpreendeu a todos com a sua lucidez e força de viver.

A tarde começou com o acolhimento feito pelos jovens que encaminharam carinhosamente os seniores para o auditório. Seguiu-se uma partilha de experiências e pequenas histórias sobre o tempo de escola dos mais idosos.

Na ocasião, de acordo com o texto recebido pelo nosso jornal, os alunos perceberam o quanto são privilegiados por poderem vir à escola e terem todas as condições de vida que os tempos de hoje lhes proporcionam. Ouviram histórias de castigos físicos frequentes e violentos na escola. Ouviram histórias de quem passou fome e não ia à escola porque os pais precisavam deles para trabalhar no campo. Ouviram histórias de quem começou a trabalhar duramente aos nove anos. Esta partilha de saberes intergeracional foi excelente. O filme e o centenário do final da guerra foram um pretexto para que duas gerações distantes no tempo se encontrassem, se escutassem e se valorizassem reciprocamente.

O convívio terminou à volta da mesa com chá e bolinhos, tendo sido um encontro recheado de doçura.

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui