Pai Natal chega à Praça no domingo

0
40
DR

Às 15h00

A magia do Natal já chegou a S. João da Madeira (SJM) no passado sábado e vai continuar a envolver toda a cidade até 24 de dezembro. A garantia é do Município, que tem para oferecer aos sanjoanenses e visitantes um sem número de iniciativas e atividades, entre as quais ateliês, teatro de marionetas, “Hora do Conto”, concertos, animação de rua, etc., e novamente uma tenda de Natal.

Na tenda orbital de grandes dimensões, montada na Praça Luís Ribeiro onde outrora estava o Elemento Arquitetónico, encontramos, além da Casa do Pai Natal com a presença deste aos fins de semana (já a partir do próximo domingo), os espaços “Infantil”, “Jardim das Brincadeiras” e “Cavalinhos Mecânicos”.

Iluminação estende-se à Avenida da Liberdade

Depois de um fim de semana animado pelo Mercadinho Sustentável de Natal e por outras “atrações” natalícias, a festa prossegue durante a semana com os “Ateliês Natalícios do Turismo Industrial” entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 19h30. Além disso, já amanhã, dia 7, pelas 21h00, é inaugurada a iluminação de Natal, que volta a estar presente também nos bairros, reforçando assim uma marca introduzida em 2017 pelo atual executivo municipal. Mas as novidades relativamente a esta matéria não se quedam por aqui.

Ao que o labor conseguiu apurar, a autarquia vai investir 49 mil euros em iluminação, ou seja, mais do que no ano anterior. E em 2018 a área iluminada também vai ser maior. Por exemplo, a Avenida da Liberdade, desde a Casa da Criatividade até à ponte, vai “encher-se de luz” e o mesmo vai acontecer na “Renato Araújo”, cuja iluminação se estende pela primeira vez até à rotunda do 8ª Avenida (junto ao antigo Hibiki – Retail Park).

Segue-se, depois do ato inaugural, a atuação musical de Sofia Sá na Praça.

Já no sábado 8 de dezembro, entre as 10h30 e as 19h00, a Oliva Creative Factory recebe mais um Bazar de Natal, reunindo marcas de criadores portugueses e possibilitando uma alternativa às prendas de Natal.

Ainda para este dia, mas na Praça, estão programados “Oficinas, pinturas faciais, balões e animação itinerante” com os Ecos Urbanos (14h00), atuação do “Coro de Câmara” (15h00), “Concerto ‘Não sei, faltei’” (17h00), concertos d’ “Os esquilos não gostam de pedras” (18h00) e do “Coro da Capela de Nossa Senhora dos Milagres” (21h30).

“O Quebra Nozes” na Casa da Criatividade

O domingo começa com o “Desfile – Pai Natal Motard” (10h00), seguindo-se a “Hora do Conto” com a Biblioteca Municipal (10h30), “Oficinas, pinturas faciais, balões e animação itinerante” com os Ecos Urbanos (14h30), “Chegada do Pai Natal” (15h00) e “Bailado O Quebra-Nozes” (18h00).

Por falar em “O Quebra-Nozes”, trata-se daquele que é hoje não só uma tradição natalícia incontornável e um dos bailados mais representados em todo o mundo, como também, e a par d’ “A Bela Adormecida” e d’ ”O Lago dos Cisnes”, o bailado mais célebre de Tchaikovsky.

A sua apresentação em SJM vai ser feita pela Companhia Jovem de Dança do Porto, acompanhada pela Orquestra da Costa Atlântica, liderada pelo maestro Luis Miguel Clemente.

Os bilhetes custam entre os oito e os 18 euros, podendo ser adquiridos nos locais habituais, inclusive em www.bol.pt e nos Paços da Cultura.

Câmara oferece teatro de Natal às escolas do concelho

Ao longo de seis sessões, agendadas para os dias 12 e 13 de dezembro, a Casa da Criatividade vai receber teatro direcionado, especialmente, para os mais novos, com a peça “Feiticeiro de Oz – Um Musical de Encantar”, adaptada pela companhia Plateia d´ Emoções – Produções Artísticas.

Trata-se – segundo nota de imprensa dirigida ao labor – de uma oferta da câmara a todos os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, respetivos docentes e auxiliares acompanhantes.

No total, o Município vai oferecer 2.258 bilhetes aos Agrupamentos de Escolas (AE) João da Silva Correia, Dr. Serafim Leite e Oliveira Júnior, bem como à Santa Casa da Misericórdia, Estrela Guia, Centro de Educação Integral, Creche Albino Dias Fontes Garcia e CERCI de S. João da Madeira.

“O Feiticeiro de Oz” é um dos maiores clássicos do cinema e foi exibido pela primeira vez a 11 de agosto de 1939. Desde então, tem encantado sucessivas gerações de espectadores.

O labor divulgará o resto do programa nas suas próximas edições. Mais informações em www.cm-sjm.pt, facebook/CMSJM ou instagram/municipiosjm.

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui