Foi com o domínio da Sanjoanense que terminou o ADS Cup 18, torneio promovido pelo futebol de formação dos alvinegros, que decorreu ao longo do último fim de semana e que juntou mais de 720 atletas, provenientes de quase 20 clubes.
Com duas equipas a competir em cada classe, o clube organizador venceu quatro dos seis escalões, assistindo-se mesmo a duas finais entre as formações da Sanjoanense, que garantiu, assim, os dois primeiros lugares do pódio em infantis B e benjamins B. O clube alvinegro venceu ainda em infantis A e benjamins A e conquistou a terceira posição em traquinas A. “Desportivamente o balanço é muito positivo”, garante Manuel Oliveira, responsável pelo futebol de formação da Associação Desportiva Sanjoanense. “Estiveram aqui grandes equipas e as nossas bateram-se de igual para igual e conseguimos mesmo disputar duas finais entre a Sanjoanense”, sublinha o dirigente, que admite que a excelente prestação do clube reflete “o bom trabalho que os treinadores estão a realizar”. “É sinal que a Sanjoanense está no bom caminho”, frisa o responsável.
Extremamente satisfeito com o evento deste ano, o primeiro sob a sua responsabilidade, desde que assumiu a direção do futebol de formação do clube alvinegro em setembro de 2017, Manuel Oliveira confessa, no entanto, que nem tudo correu sem sobressaltos. “Infelizmente tivemos duas situações desagradáveis. É lamentável que alguns pais não se saibam comportar”, refere o dirigente, que admite que se trata de uma situação que “tem que mudar”. “Para que os miúdos não voltem a passar pelo que se passou acho que temos de ter policiamento”, confessa o responsável, que admite estar a ponderar a introdução dessa medida nas próximas edições do torneio para “evitar que os pais criem confusões sem necessidade nenhuma”. “Há uns anos atrás isso era impensável, mas hoje sou a favor para que as coisas regressem à normalidade”, assegura o dirigente, que reconhece que a aposta em árbitros creditados, “para que não hajam dúvidas, habilidades e confusões, parece não ser suficiente”. Nesse sentido, a edição deste ano do ADS Cup contou com o apoio dos árbitros do INATEL e dos Núcleos de Lourosa e de S. João da Madeira para a orientação das dezenas de partidas realizadas ao longo dos três dias de competição, contribuindo também para o sucesso do torneio. “Conseguimos envolver toda a gente, que colaborou e trabalhou para fazer do ADS Cup um evento digno e para que continue a ter um bom futuro”, frisou.
Novidade na edição deste ano foi a escolha do padrinho do torneio, com a organização do evento a “fugir” ao habitual e a entregar a responsabilidade ao secretário do clube Agostinho Gomes. “Costumo dar valor às pessoas que trabalham comigo e, neste caso, não tive dúvidas nenhumas em escolher o padrinho”, garante Manuel Oliveira. “Não é uma figura pública, mas para mim o que interessa é que se trata de uma pessoa que se dedica ao clube há 25 anos, é sócio há mais de 25 anos e que dá tudo pelos miúdos, pela formação e pela Sanjoanense. Como ele devem haver poucos e há que premiar estas pessoas”, assegura.
Uma distinção que surpreendeu Agostinho Gomes, que confessa que, “não estava a contar com isto”. “É um reconhecimento pelos 25 anos de dedicação ao clube e pelo meu trabalho e estou muito grato, em particular à direção do futebol de formação”, desabafa, sublinhando que “o mérito é de todos”. “A Sanjoanense é um clube muito grande e todos somos poucos para ajudar”, explica Agostinho Gomes, realçando que partilha a distinção que lhe foi atribuída com “todos os dirigentes, funcionários, atletas e treinadores que passaram pelo clube e que deram o seu melhor”. “No meu lugar poderiam estar muitas outras pessoas, algumas que já nos deixaram, e que ajudaram a construir o clube e a fazer história”, refere Agostinho Gomes, que elogia a opção da direção por “sair da situação banal de distinguir os atletas”. “Reconheço que os artistas são os jogadores, mas o futebol também se faz com dirigentes e esta mudança pode servir de estímulo para as novas gerações. para que a Sanjoanense continue a cumprir a sua missão”, concluiu.
Classificações
Infantis A
1.º AD Sanjoanense
2.º CD Arrifanense
3.º Anta Baixinhos
4.º AC Cucujães
5.º CD Loureiro
6.º AD Sanjoanense
7.º CD Paços Brandão
Infantis B
1.º AD Sanjoanense
2.º AD Sanjoanense
3.º Salgueiros SC
4.º EF Fintas Braga
5.º EA Benfica Gaia
6.º Lus. Lourosa
7.º AC Cucujães
8.º CD Arrifanense
Benjamins A
1.º AD Sanjoanense
2.º Salgueiros SC
3.º Boavista FC
4.º SC Alba
5.º AD Sanjoanense
6.º FC Maia
7.º AC Cucujães
8.º EA Benfica Gaia
Benjamins B
1.º AD Sanjoanense
2.º AD Sanjoanense
3.º AD Taboeira
4.º CD Loureiro
5.º CD Arrifanense
6.º FC Maia
7.º CD Estarreja
8.º Anta Baixinhos
Traquinas A
1.º Anta Baixinhos
2.º Gondomar SC
3.º AD Sanjoanense
4.º EA Benfica Gaia
5.º EF Rui Dolores
6.º AD Sanjoanense
7.º FC Maia
8.º CD Arrifanense
Traquinas B
1.º CD Loureiro
2.º EA Benfica Gaia
3.º CD Arrifanense
4.º AD Sanjoanense
5.º AD Sanjoanense
6.º AC Cucujães
7.º Severfintas
8.º Anta Baixinhos