O damista do Centro de Cultura e Desporto (CCD) de S. João da Madeira, Joaquim Silva (Pardal) sagrou-se campeão e mestre nacional após vencer, no último fim de semana, o Campeonato Nacional Individual de Damas Lentas.
A competição realizou-se no Inatel, de Santa Maria da Feira, e ao longo dos dois dias juntou cerca de 30 atletas, com o pódio a ser dominado pela equipa sanjoanense.
Joaquim Silva foi o grande vencedor, terminando a prova com seis pontos, enquanto a segunda posição foi ocupada por José Carlos Anjos, damista do Ginásio Vilacondense.
O terceiro lugar do pódio coube a Amadeu Neves, também do CCD, logo seguido do colega de equipa Delfim Alves, que ocupou a quarta posição.
De referir ainda o oitavo posto conseguido por Justino Miguel, também do Centro de Cultura e Desporto.
José Dias Pereira, responsável pela equipa de damas da coletividade sanjoanense, mostra-se satisfeito com o resultado alcançado pelos atletas do CCD. “Correu muito bem”, sublinha o dirigente, que lamenta, no entanto, a ausência do damista Tiago Manuel.
A Federação Portuguesa de Damas aproveitou a festa de encerramento para homenagear duas figuras da modalidade em Portugal. João Oliveira foi distinguido com o “Prémio Fairplay”, pelo desportivismo revelado ao longo da sua vida damística, enquanto Delfim Alves foi homenageado com o “Prémio Carreira”, pela entrega e regularidade demonstradas.
Depois desta prova a equipa sanjoanense vai marcar presença no Open Nacional do Café Cruzeiro, em Fajões, agendado para 7 de julho, e duas semanas depois (21 de julho) disputa a final da Taça de Portugal de Damas, com o Capricho Setubalense, que vai decorrer nas Caldas da Rainha.