Quando será o projeto implementado na prática?
A implementação prática do projeto iniciou-se com a Escola de Verão com o desenvolvimento de uma proposta muito concreta que foi apresentada 13 de julho. Estamos ainda no primeiro momento, ou seja, em fase de projecto. Os momentos seguintes são os de construção e programação, o objetivo é que esteja ativada no próximo Verão.
Qual o orçamento?
Entre as principais premissas deste projeto estão a sustentabilidade, baixo custo de realização e a participação da comunidade.
Há duas componentes orçamentais: a primeira a de construção da estrutura (feita com recurso a materiais que são madeira e têxtil), as variáveis dependerão sobretudo do tipo de materiais, sobretudo o têxtil e a mão de obra necessária para a sua construção e montagem. Há ainda a programação e ativação da estrutura. Depende das estratégias agora em estudo que poderão passar por angariação de materiais junto das empresas locais e da capacidade de captar voluntários para a construção.
Salienta-se que este é um projeto que vai fazer parte do programa educativo do Núcleo de Arte em parceria com o Centro de Arte e neste caminho vão ser equacionadas certamente mais hipóteses.
Qual o tamanho e a capacidade de pessoas que pode receber?
Como é uma estrutura modular o tamanho pode ser adaptado a cada lugar, tipo de apresentação e número de pessoas. Pode aumentar e diminuir segundo o tipo de módulos usados. A maqueta apresentada tem como estrutura base dois módulos, o principal com 2,50 m x 2,00 m e o mais pequeno com 2,50 m x 1,50 m. A maqueta apresentada tinha oito módulos e complementos, ou seja, ocuparia uma área que pode estar entre os 150 -200 m2 e uma ocupação média de 40-50 pessoas.
Quantas configurações poderá vir a ter?
A partir do módulo único são quase ilimitadas, mas vão ser estabelecidos três formatos e dimensões padrão para facilitar a utilização.
Que tipo de ações e programações poderá receber além das sessões de cinema ao ar livre?Cinema, exposições, conversas públicas.