Depois de pessoas terem dito que “a iniciativa deveria de acontecer mais do que uma vez”

A Semana Europeia da Mobilidade foi assinalada de 17 a 23 de setembro um pouco por toda a cidade de S. João da Madeira.

O objetivo era destacar a Multimodalidade refletida no slogan que acompanha a campanha “Combina e Move-te” e reforçar a ideia de apostar em alternativas de mobilidade ecológicas.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira decidiu ser a primeira a dar o exemplo ao oferecer deslocações gratuitas nos Transportes Urbanos do Município de S. João da Madeira (TUS) a toda a população durante a Semana Europeia da Mobilidade, tal como aconteceu em edições anteriores, e inovar com pequenos concertos de música ao vivo em algumas viagens, estando esta medida inserida na Semana da Juventude.

A Semana Europeia da Mobilidade associou-se ao Dia Mundial do Turismo, no dia 22 de setembro, através da iniciativa “Deixar a Marca”. A marca deixada pelas cerca de 80 pessoas que participaram nesta iniciativa pode ser vista na Rua Oliveira Júnior que passa assim a ser a mais industrial do país.

O passeio de bicicletas “Diversão sobre 2 rodas” contou com a participação de cerca de 100 pessoas, no dia 23, com ponto de partida na Torre da Oliva, estando o percurso de seis quilómetros adaptado para toda a família.

A Semana Europeia da Mobilidade terminou com a iniciativa “Sem Carros na Avenida”, no mesmo dia, das 9h00 às 13h00, em S. João da Madeira. A Avenida Dr. Renato Araújo esteve encerrada ao trânsito no troço entre a Rua Infante Dom Henrique e a Avenida da Misericórdia com o intuito de ter nessa mesma via atividades lúdico-desportivas, rastreios de saúde, insufláveis para crianças, jogos tradicionais eco didáticos e o programa “Escola Segura” da Polícia de Segurança Pública.

A Semana Europeia da Mobilidade correu “muito bem” e ficou “marcada pelo regresso das atividades à Avenida Dr. Renato Araújo”, onde “há mais de 10 anos não era cortado o trânsito na semana da mobilidade”, afirmou o presidente da câmara Jorge Sequeira.

A iniciativa “Sem Carros na Avenida” teve “um conjunto de atividades desde a prevenção e segurança rodoviária levada a cabo pela equipa da Escola Segura” e “a prevenção na área da saúde com uma enfermeira do nosso hospital para fazer análises ao sangue” que usou “as 300 agulhas que levou (para os exames) antes do final” desta iniciativa cuja adesão foi “fantástica”, descreveu Jorge Sequeira, mencionando as outras atividades.

O presidente da câmara adiantou que “aquilo que as pessoas me foram dizendo é que a iniciativa deveria de acontecer mais do que uma vez”. Por isso, a repetição do “corte de trânsito” da avenida para a realização de atividades é “uma questão que estamos a avaliar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...