O galardão também foi entregue a nove escolas sanjoanenses
A CERCI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades é a primeira instituição sanjoanense a ser distinguida com a bandeira Eco Escolas, no Dia das Bandeiras Verdes, que decorreu no dia 4 de outubro em Pombal.
O galardão também foi atribuído a nove escolas de S. João da Madeira. A saber Serafim Leite, João da Silva Correia, Oliveira Júnior, EB2/3, as EB1/JI de Fundo de Vila, do Parque, do Parrinho e Condes Dias Garcia e o Jardim de Infância das Travessas.
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi ainda distinguido como Eco Agrupamento porque todos os seus estabelecimentos de ensino estão envolvidos no programa Eco Escolas. O Município sanjoanense é parceiro do programa Eco Escolas, colaborando no seu desenvolvimento na cidade. Por isso, recebeu também um diploma.
A CERCI criou o Eco Concelho dentro das suas instalações, desenvolveu algumas atividades durante o ano letivo anterior que serviram para a candidatura ao galardão deste programa e com “grande alegria” recebeu a bandeira Eco Escolas, deu a conhecer a diretora técnica Dulce Santos ao labor.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição sanjoanense, destaque para a recolha das “tampinhas” que são transformadas em material ortopédico, as boas práticas de separação do lixo, a apresentação de peças de teatro relacionadas com a temática ambiental, a Festa de Carnaval com um concurso de chapéus construídos através de materiais reciclados, a participação no projeto municipal “Rios” com a monitorização de uma parte do Parque Urbano do Rio Ul, a criação da “Brigada Anti Desperdício” que chama à atenção de utentes e colaboradores, as caminhadas pela natureza, a valorização das árvores e da floresta, a presença no Fundanças e Mercado Sustentável e a sensibilização para a limpeza do Parque Urbano do Rio do Ul.
A CERCI sempre teve “preocupação com o meio ambiente, mas sabermos que o que fizemos é reconhecido é uma grande alegria”. A entrega da bandeira Eco Escolas à CERCI “correu muito bem”. “Foi com uma grande alegria e orgulho que os nossos utentes (e nós também) receberam esta bandeira reflexo do trabalho que realizamos, na instituição em prol da sustentabilidade”, concluiu Dulce Santos ao labor.