Da Universidade Sénior de S. João da Madeira
Como vem sendo tradição, a Universidade Sénior (US) do Rotary Club de S. João da Madeira (RCSJM) promoveu, no passado dia 26, o jantar de receção ao “caloiro”, uma forma de dar as boas-vindas aos novos alunos e de os integrar na comunidade da instituição, segundo texto da autoria de Jorge Rui Oliveira, aluno de Português e Jornalismo, remetido ao labor.
Após a receção, por parte da diretora, Susana Silva, que desejou a todos um bom ano, os novos alunos fizeram a sua apresentação, acompanhados de um padrinho que cada um previamente havia escolhido. Mais tarde, também a presidente do clube rotário, Manuela Gay, pronunciou uma breve alocução, com palavras muito elogiosas para com a Universidade Sénior.
De seguida, os “caloiros”, em voz alta e perante os cerca de 70 colegas e alguns familiares presentes, prestaram juramento solene, comprometendo-se com os seus os deveres enquanto alunos da universidade. Após a assinatura do compromisso de honra, os novos alunos foram convidados a beber o elixir da longa vida, servido no tradicional vaso noturno, bebida que deve ter agradado, a avaliar pelas expressões faciais de cada um.
Após o jantar, aproveitou-se a ocasião para homenagear dois casais presentes que celebraram recentemente as suas bodas de ouro matrimoniais. Trata-se dos casais Germano/Maria Alice e Domingos/Albertina (Tininha). Cantaram-se os parabéns e partiu-se um bolo especialmente confecionado para o efeito.
Para terminar, seguiu-se o habitual período lúdico, oportunidade para se criar um clima de descontração e boa disposição. As provas prestadas pelos caloiros, sempre acompanhadas pelos padrinhos, constavam de uma canção, uma anedota, jogos de mímica, memorização, desenho e orientação de olhos vendados. Os caloiros passaram todas as provas com distinção, revelando elevados dotes artísticos e uma imaginação sem limites.
E foi neste ambiente de excelente disposição que, por volta das 23h30, se deu como como terminado mais este convívio, marcando assim o início do ano de 2018/201, tendo sido também uma oportunidade também para se reforçar os laços de amizade entre alunos, professores e familiares.
