SC Braga, 62 – AD Sanjoanense, 83
Jogo no Pavilhão de Lamaçães.
Árbitros: Diogo Martins e Rafael Gonçalves.
SC Braga: Afonso Coelho, João Noivo, André Gomes, Luís Araújo, Rodrigo Bobzien, Mário Batista, Rafael Viana, Josimar Cassamá, Pedro Dias, Edivino Miranda, Miguel Pinto, João Malheiro.
Treinador: João Chaves.
AD Sanjoanense: Hélder Gomes, Sílvio Rodrigues, Eduardo Guimarães, André Dara, Miguel Ferreira, Miguel Reis, Carlos Resende, Pedro Azevedo, José Teixeira, Sergi Coll.
Treinador: Sérgio Salvador.
Parciais: 12-20; 22-17; 10-22; 18-24.
Foi com uma exibição de grande qualidade com que a Sanjoanense venceu, na deslocação à cidade dos arcebispos, o Sporting de Braga. Este foi um encontro que colocou frente a frente duas equipas com um basquetebol muito distinto. Se a formação da casa apresentou-se com um plantel recheado de jovens atletas, agressivos e intensos nas ações, já os alvinegros tiveram como armas a maior experiência e melhor qualidade de jogo.
Com um bom início, a primeira parte acabou por se revelar equilibrada, com a Sanjoanense a mostrar-se forte nas ações defensivas e com um Pedro Azevedo a revelar-se inspirado no ataque. O Braga foi sempre agressivo ao longo do jogo conseguindo inúmeros ressaltos ofensivos, situação que permitiu que os locais saíssem para o descanso a perder por apenas três pontos (34-37).
Na segunda parte os alvinegros regressaram do balneário com a clara intenção de resolver o encontro e com um parcial de 10-22 no terceiro período praticamente sentenciaram a partida. Vitória que acabou confirmada com os 18-24 registados no último quarto do encontro.
Foi uma segunda parte em que a equipa de S. João da Madeira foi claramente superior, mostrando coesão, qualidade defensiva, e um enorme espírito competitivo, aliados à qualidade dos seus jogadores.
Destaque para os 29 pontos apontados por Pedro Azevedo e os 24 de Eduardo Guimarães (dos quais mais de metade no lançamento de três pontos), e ainda a boa exibição de André Dara, com 7 pontos, 8 ressaltos e 10 assistências.
Hoje a Sanjoanense desloca-se ao recinto do Queluz, equipa da CNB1, para um jogo a contar para a Taça de Portugal, e a 3 de novembro recebe, no pavilhão Paulo Pinto, às 16h30, o Vasco da Gama, para cumprir a terceira jornada da Proliga.
De notar que a ascensão do Braga à Proliga, bem como o recente anúncio do retorno do Sporting Clube de Portugal ao basquetebol sénior masculino e o regresso dos jogos em direto ao canal 2 da RTP poderão ser indícios de que o basquetebol pode estar a preparar um novo ciclo de expansão e afirmação no panorama desportivo nacional.
Agenda
Seniores masculinos – Proliga
AD Sanjoanense-SC Vasco Gama
Dia 3, às 16h30, Pavilhão Paulo Pinto
Sub16 femininos- Camp. Distrital
AD Sanjoanense-GICA/Benetton
Dia 3, às 18h30, Pavilhão Paulo Pinto
Seniores femininos – 2.ª Div. Nacional
AD Sanjoanense-GICA/ATZ
Dia 3, às 21h00, Pavilhão Paulo Pinto
Sub14 masculino – Camp. Distrital
AD Sanjoanense B-Sangalhos DC B
Dia 4, às 09h15, Pavilhão Paulo Pinto
Sub13 masculinos – Torneio Futuro
AD Sanjoanense-ACR V. Cambra
Dia 4, às 11h15, Pavilhão Paulo Pinto
Sub14 masculinos – Camp. Distrital
AD Sanjoanense-Atómicos SC
Dia 4, às 15h00, Pavilhão Paulo Pinto