AD Sanjoanense, 80 – Sampaense Basket, 91
Jogo no Pavilhão Paulo Pinto.
Árbitros: António Pereira e Rodrigo Santos.
AD Sanjoanense: Hélder Gomes, Sílvio Rodrigues, Eduardo Guimarães, Miguel Silva, André Dara, Miguel Ferreira, Miguel Reis, Carlos Resende, Pedro Azevedo, José Teixeira, Sergi Coll.
Treinador: Sérgio Salvador.
Sampaense Basket: Alexey Kaputskiy, Iverson Fleming, Asha Kabamba, João Costa, Diogo Gonçalves, Alexandre Trancoso, Álvaro pontes, Xavier Dupree, Frederico Tavares, Diogo Miguel, Gustavo Ribeiro.
Treinador: Cláudio Figueiredo.
Parciais: 21-30; 16-19; 20-22; 23-20.
O encontro a contar para a quarta jornada, frente ao Sampaense, era um jogo importante já que colocava frente a frente duas equipas com pretensões legítimas para lutar por um dos quatro lugares que garantem a manutenção imediata na Proliga na próxima temporada.
Ambas as formações já se haviam defrontado esta época em jogo a contar para o Troféu António Pratas, que terminou com a vitória da Sanjoanense, mas deita feita o encontro teve uma história e desfecho bem diferente.
Na primeira parte o Sampaense foi muito forte nas ações ofensivas, nomeadamente em termos individuais, particularmente de Iverson Flemingum dos seus dois norte-americanos da equipa, autor de 25 pontos e máximo anotador no jogo.
A dificuldade em parar estas ações acabou por exigir ajudas por parte dos atletas alvinegros, situação que acabou por libertar outros jogadores do Sampaense, que estiveram particularmente inspirados (64% nos lançamentos de 2 pontos) perante a inoperância defensiva da Sanjoanense. Não foi por isso de estranhar que a equipa forasteira chegasse ao intervalo a vencer por 49-37.
Na segunda parte os alvinegros mostraram vontade em lutar pela recuperação do resultado, tendo estado a apenas cinco pontos de distância no marcador. Os locais aumentaram a intensidade de jogo, colocando mais dificuldades aos homens de S. Paio de Gramaços, mas o grande desequilíbrio ao nível dos ressaltos ganhos (37 vs 27) e a confiança que os forasteiros demonstraram durante todo o jogo, fruto do excelente início de época que estão a realizar, fez com que o resultado final fosse de 80-91 favorável ao Sampaense.
No próximo sábado a Sanjoanense desloca-se ao Porto para defrontar, pelas 18h00, no Dragão Caixa, a formação do FC Porto B.
Agenda
Sub14 masculinos
Sanjoanense-UD Oliveirense
Dia 17, às 14h30, Pavilhão Paulo Pinto
Sub16 masculinos
Atómicos-Sanjoanense B
Dia 17, às 14h30, Ol. Bairro
Sub14 femininos
Beira Mar-Sanjoanense
Dia 17, às 14h30, Aveiro
Seniores masculinos
FC Porto B-Sanjoanense
Dia 17, às 18h00, Porto
Sub16 femininos
Sanjoanense-Ovarense
Dia 17, às 16h30, Pavilhão Paulo Pinto
Sub16 masculinos
Sanjoanense-Esgueira
Dia 17, às 18h30, Pavilhão Paulo Pinto
Sub14 masculinos
Sanjoanense B-Escola SLB Ol. Azeméis
Dia 18, às 09h15, Pavilhão Paulo Pinto
Sub14 femininos
Sanjoanense-AD Vagos
Dia 18, às 11h15, Pavilhão Paulo Pinto
Sub19 femininos
Sanjoanense-nesse
Dia 18, às 15h00, Pavilhão Paulo Pinto
Seniores femininos
Sanjoanense-GDG Basquetebol
Dia 18, às 17h00, Pavilhão Paulo Pinto
Sub18 masculinos
UD Oliveirense-Sanjoanense
Dia 18, às 18h15, Ol. Azeméis