Se me permitem, não poderia começar a falar do tema, sem voltar atrás umas dezenas de anos.
Com toda a certeza, tempos bem diferentes dos de hoje, tempos esses, sem telemóveis, internet, Facebook, Instagram, WhatsApp, Likedin e vida virtual, algo impensável nos dias que correm, onde estes instrumentos são indispensáveis e fazem parte do nosso quotidiano.
Como era possível sobreviver sem isto?
Simples, nós tínhamos a praça! Sim, a praça era nossa, era ali que passávamos os melhores momentos do nosso dia a dia. Lembro me como se fosse hoje da dinâmica que este local emblemático da cidade possuía. Um local de encontro de todos os Sanjoanenses, um local seguro (sem trânsito, nunca a conheci de outra forma), local esse que nos permitia passar diariamente momentos que ainda hoje recordo com saudade.
Com esta introdução, gostava de vos deixar a imagem e a importância que a praça teve na minha adolescência e no crescimento enquanto cidadão.
Será possível as novas gerações valorizarem este local da mesma forma? Com toda a certeza que sim, mas, para isso, é importante todos tenhamos uma visão de futuro sobre o coração da nossa cidade. Importante sabermos quais as mais valias que um local destes nos pode proporcionar.
Ao analisar o novo projeto para a nossa praça, não posso deixar de elogiar a visão de futuro do actual executivo. À primeira vista, um local clean (limpo, arejado e aberto), ecológico (verde, amigo do ambiente), visualmente cativante, seguro (sem trânsito, para quem tem filhos, para quem quer fazer compras, para os comerciantes ou simplesmente para quem passeia), prático e organizado (vários parques de estacionamento à sua volta) e um enorme espaço aberto para todos poderem disfrutar a 100% da nossa praça.
Esta visão de futuro para o coração da cidade, terá de ter acompanhamento de todos!!! Sim, de todos, dos Sanjoanenses, das associações e coletividades, dos turistas, dos mais jovens e menos jovens, e por fim, das políticas públicas que sejam assumidas nos próximos anos.
Sim, a praça voltará a ser nossa, se todos se esforçarem por dar ao coração da cidade aquilo que ela mais necessita, o nosso apoio incondicional!!
Com toda a certeza do mundo, os meus filhos irão ser tão felizes ali, como eu fui…
Pedro Emanuel Santos