Académica Coimbra, 2 – AD Sanjoanense, 7
Pavilhão Nº3 do Estádio Universitário, em Coimbra.
Árbitros: Manuel Fernandes e José Pereira (AP Porto).
Académica Coimbra: Marco Abrantes (cap), João Timóteo, Diogo Graça, Alexandre Santos e Fábio Vieira.
Suplentes: Francisco Moreira, Pedro Picado, Arnaud Crémese, Rafael Ramalho e Carlos Campos.
Treinador: Pedro Ferreira.
AD Sanjoanense: Tiago Rodrigues, Pedro Cerqueira, Pedro Rego, Afonso Santos e José Almeida
Suplentes: Marco Lopes (cap), Xavier Cardoso, Tiago Almeida, João Cruz e Alex Mount
Treinador: Miguel Resende.
Marcha do marcador:0-1 por Pedro Rego (1′), 1-1 por Diogo Graça (1′), 2-1 por João Timóteo (8′), 2-2 por Alex Mount (17′), 2-3 por Pedro Cerqueira (21′), 2-4 por Xavier Cardoso (34’), 2-5 por João Cruz (43’), 2-6 por Tiago Almeida (46’), 2-7 por Xavier Cardos (48’).
Ação disciplinar: Cartão azul para: João Timóteo (43′) e Marco Abrantes (45’).
Faltas: Académica, 18 | AD Sanjoanense, 15.
Coimbra é a cidade do conhecimento, mas foi a Sanjoanense a dar uma lição aos estudantes. Os alvinegros bateram a Académica por 7-2, confirmando o crescendo de forma que se tem verificado nos últimos jogos e já estão em primeiro lugar da Zona Norte do Campeonato Nacional da II Divisão, em igualdade pontual com os Carvalhos.
O emblema da capital do calçado entrou praticamente a ganhar com um golo de Pedro Rego, a concluir uma triangulação que começou em Pedro Cerqueira e passou por Afonso Santos, mas, segundos depois, Diogo Graça fez o empate.
Apesar de a Sanjoanense dispor das melhores oportunidades, foi a Académica quem saltou para a frente do marcador quando, aos oito minutos, João Timóteo fez o 2-1. Os alvinegros continuaram a esbanjar ocasiões e foi já com Alex Mount no rinque que o empate chegou através de um remate colocadíssimo do inglês. Ainda antes do intervalo, Pedro Cerqueira, com um desvio subtil na área, levou a Sanjoanense para o descanso a vencer por 2-3.
No segundo tempo nada se alterou. A Sanjoanense continuou a dominar e, apesar de a Académica ter falhado um livre-direto que poderia ter dado o 3-3, Xavier Cardoso deu, aos 34 minutos, a tranquilidade necessária com uma jogada individual por trás da baliza e que terminou com um golaço de fazer levantar o pavilhão. Aos 43, João Cruz, de livre-direto, praticamente sentenciou a partida ao fazer o 2-5 e Tiago Almeida, na recarga de uma grande penalidade, aumentou para 2-6. Coube a Xavier Cardoso fechar as contas de mais uma prestação muito boa da Sanjoanense.
Segue-se, na próxima jornada, uma receção ao Infante de Sagres, equipa orientada por Vítor Pereira, ex-treinador dos “unhas-negras”. A Sanjoanense partilha, então, o primeiro posto com os Carvalhos, embora os gaienses tenham, por agora, vantagem no confronto direto.