Gondomar SC, 2 – AD Sanjoanense, 1
Jogo no Estádio de S. Miguel, em Gondomar.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
SC Gondomar: Yeerjieti, Mica, Pedro Meneses, Zé Pedro, Rui Filipe, Diogo Silva, Huguinho, Fabinho (Ari Santos, 90’+2’), Andrés Cabrera, Hélder Silva (Rooney, 62’), Abdoulaye Daffy (Xoura, 79’).
Suplentes: Diogo Tavares, Ari Santos, Xoura, Francisco Sousa, Haochang Cai, Tiago Schuster, Rooney.
Treinador: José Alberto.
AD Sanjoanense: Fábio Santos, Cauê, Vítor Bastos, Diogo Castro, Almeida, Syzsi, João (Rafa, 61’), Coulibaly (Gazela, 81’), Matheus (Terrence, 61’), Kay Kay, Caleb.
Treinador: Nuno Costa.
Ao intervalo: 1-1.
Ação disciplinar: Catão amarelo para Coulibaly (22’), Matheus (56’), Yeerjieti (68’).
Marcha do marcador: 0-1 por Caleb (3’), 1-1 por Andrés Cabrera (47’), 2-1 por Abdoulaye Daffy (55’).
A Sanjoanense não terminou o ano da melhor forma, perdendo na deslocação a Gondomar já depois de ter estado a vencer com um golo madrugador.
Frente ao líder da série B, este era um jogo aguardado com alguma expectativa e os alvinegros até entraram bem na partida e com apenas três minutos colocavam-se em vantagem quando, num lance de ataque pelo corredor direito, Castro, com um toque de calcanhar, coloca a bola em Kay Kay que, numa investida rápida e já no interior da área, cruza rasteiro para o lado contrário e Caleb, sem oposição, só teve que desviar para o fundo da baliza.
O Gondomar tentou reagir à desvantagem, mas sem grandes lances de perigo de parte a parte o marcador manteve-se inalterado praticamente até ao intervalo, e foi em tempo de compensação que os locais chegaram à igualdade na sequência de um pontapé de canto, em que a bola acaba frente à baliza e no meio de alguma confusão Andrés Cabrera restabelece o empate.
Na segunda parte os homens da casa procuraram tomar conta da partida e se nos instantes iniciais causaram alguns calafrios, com um cabeceamento a sair por cima da trave, aos 10 minutos consumavam a reviravolta. O lance era de ataque da Sanjoanense, mas após uma recuperação já no meio campo contrário, Mica coloca a bola em Abdoulaye que ultrapassa três defesas alvinegros e em frente à baliza atirou para o fundo das redes e colocou o Gondomar na liderança no marcador.
Os visitantes tentaram reagir, mas foram os locais que voltaram a criar perigo e aos 60 minutos é Fábio Santos que nega o terceiro aos homens de José Alberto, que conseguiram gerir a vantagem até final da partida perante uma Sanjoanense que praticamente só nos últimos instantes do encontro é que voltou a incomodar o guardião local.
Com este resultado os alvinegros terminam o ano com uma derrota e uma descida na tabela classificava, caindo para a oitava posição.
O regresso do campeonato realiza-se a 6 de janeiro com a Sanjoanense a receber a formação de Águeda.