No site da câmara até 6 de janeiro
Ao todo são 32 as rotundas que se encontram decoradas no âmbito do concurso que a Câmara Municipal de S. João da Madeira promove nesta época do ano e que regista a participação de associações, escolas e outras instituições sanjoanenses.
Esta edição, segundo nota de imprensa enviada ao labor, tem duas novidades relativamente às anteriores: passou a contar com um curador e as propostas passaram a estar subordinadas a um tema em concreto.
Assim, neste ano de estreia, a “Árvore de Natal” é o elemento base das decorações apresentadas, tendo os participantes tido o apoio da arquiteta sanjoanense Marta Pinho, convidada pelo Município para curadora da iniciativa.
Marta Pinho, que trabalhou durante vários anos no gabinete do arquiteto Souto Moura, apoiou as entidades concorrentes no desenvolvimento e concretização das suas propostas, sugerindo ideias e contribuindo para a coerência estética e temática do concurso.
Valorizada a utilização de materiais reciclados
A criatividade e o arrojo marcam muitas das decorações a concurso, que estão em votação, para o público em geral, no site da câmara de S. João da Madeira (www.cm-sjm.pt), até ao próximo dia 6 de janeiro.
Os resultados desta votação online vão ser, depois, conjugados, nos termos das normas definidas, com as avaliações do júri – composto por cinco personalidades sanjoanenses -, que terá em consideração o valor artístico da criação, impacto visual, utilização de materiais recicláveis e enquadramento no meio envolvente, adianta o comunicado da autarquia.
Os três primeiros classificados vão receber, respetivamente, prémios de valor até 600 euros (1.º), até 300 euros (2.º) e até 200 euros (3.º).