Durante o ano letivo transato, decorreu a nível nacional um concurso de escrita criativa em 77 palavras exatas, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e subordinado ao tema “discriminação racial”.

Concorreram cerca de 560 trabalhos, 17 dos quais do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, da autoria de alunos dos 4.º, 6.º, 8.º, 10.º e 11.º anos e ainda das professoras Ana Paula Oliveira e Helena Freire que, tendo concorrido com dois textos cada uma, incentivaram e acompanharam os alunos participantes na criação dos seus textos, refere nota informativa remetida ao labor.

O comunicado adianta ainda que, no passado dia 17 de dezembro, na presença da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e da secretária de Estado para a Cidadania, Rosa Monteiro, foram divulgados os premiados. A saber: um primeiro lugar para a aluna Filipa Almeida (1.º escalão) e três menções honrosas para as alunas Isabel Gonçalves (2.º escalão), Bruna Gomes (3.º escalão) e professora Ana Paula Oliveira (4.º escalão).

A participação nesta atividade, além de permitir o desenvolvimento de competências de escrita, foi também um exercício de cidadania, uma forma de fazer olhar o mundo e de promover a interculturalidade e o combate à discriminação racial, acrescenta a nota de imprensa recebida pelo nosso semanário.

O ACM pretende, em breve, publicar um livro com todos os textos galardoados bem como divulgá-los em plataformas digitais, em redes sociais e no blogue http://77palavras.blogspot.ptda autoria da escritora Margarida Fonseca Santos, mentora do projeto “Histórias em 77 palavras”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...