AD Sanjoanense, 76 – Beira-Mar, 79
Jogo no Pavilhão Paulo Pinto.
Árbitros: Diogo Morais e Rodrigo Santos.
AD Sanjoanense: Jerry Karczewski (7), Sílvio Rodrigues (8), Eduardo Guimarães (17), Guilherme Almeida, André Dara (12), Guilherme Oliveira, Miguel Reis, Carlos Resende (8), Pedro Azevedo (5), José Teixeira e Sergi Coll (19).
Treinador: Sérgio Salvador.
Beira-Mar: Bernardo Almeida, João Barbosa (5), Tiago Tavares (4), Tiago Nazário (6), João Pinto (4), Bernardo Almeida (6), João Neves (18), Gonçalo Catarino (8), Frederick Moore (20), João Silva (2), Guilherme Oliveira (2) e Gonçalo Machado (4).
Treinador: Ricardo Semedo.
Ao intervalo: 34-41.
Parciais: 21-18; 13-23; 21-12; 21-26.
A Sanjoanense cedeu, em casa, diante do Beira Mar, na última jornada da primeira fase da Zona Norte. Já depois de ter garantido a manutenção na Proliga e assegurado o acesso ao grupo A da segunda fase da competição, os alvinegros tinham pela frente um adversário que, na altura, se encontravam na última posição do grupo com apenas três vitórias, mas, ainda assim, o Beira Mar conseguiu impor aos locais a segunda derrota consecutiva. Com um primeiro período de parada e resposta, a formação aveirense tentou contrariar a maior qualidade dos homens da formação da casa através de uma defesa agressiva e de total entrega dos seus jogadores, mas no final os locais venciam por 21-18.
No segundo quarto o jogo dos alvinegros foi de fraca qualidade, sendo notória uma certa apatia defensiva que permitiu que o Beira Mar concretizasse 23 pontos, face aos 13 da Sanjoanense, dando a volta ao marcador e chegando ao intervalo com sete pontos de vantagem (34-41).
No arranque da segunda parte os locais procuraram aumentar a intensidade defensiva e, fruto disso, acabariam por regressar ao comando no marcador, entrando para o último período na liderança.
O Beira Mar foi respondendo, sobretudo pelas ações do norte-americano Frederick Moore, autor de 20 pontos e 14 ressaltos, e o jogo chegou aos derradeiros momentos empatado, mas a menos de um segundo para o final, Tiago Nazário converteu um lançamento triplo e garantiu a vitória da formação aveirense que consegue, assim, pontos importantes na sua luta pela permanência na Proliga.
A segunda fase do campeonato arranca no próximo fim de semana com a Sanjoanense a deslocar-se, a 27 de janeiro, à Serra da Estrela para defrontar, pelas 16h00, o Sampaense.
Agenda
Sub16 femininos
AD Sanjoanense-Ovarense
Dia 25, às 20h00, Pavilhão Paulo Pinto
Veteranos masculinos
Illiabum-AD Sanjoanense
Dia 26, às 21h00, Pavilhão Cap. Adriano Mor
Seniores femininos
GICA/ATZ-AD Sanjoanense
Dia 26, às 21h00, Pavilhão GICA
Sub13 femininos
ADS/Miama-Campinho
Dia 27, às 09h15, Pavilhão Paulo Pinto
Sub13 masculinos
ADS/Bo-Bell-Illiabum
Dia 27, às 11h15, Pavilhão Paulo Pinto
Seniores masculinos
Sampaense Basket-AD Sanjoanense
Dia 27, às 16hoo, Pavilhão Serafim Marques