O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conferiu posse aos novos ministros e secretários de Estado, no dia 18 de fevereiro, numa cerimónia em que estiveram também presentes o primeiro-ministro António Costa e membros do Governo.
Entre os novos ministros está o sanjoanense Pedro Nuno Santos, até então secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, e agora ministro das Infraestruturas e da Habitação, Mariana Vieira da Silva, que era secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, na Presidência e Modernização Administrativa, e Nelson de Souza, que era secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, no Planeamento.
Os novos secretários de Estado são Duarte Cordeiro, Adjunto do primeiro-ministro e dos Assuntos Parlamentares, Maria do Céu Albuquerque, do Desenvolvimento Regional (dependente do ministro do Planeamento), Jorge Delgado, das Infraestruturas, e Alberto Miranda, Adjunto e das Comunicações (dependentes do ministro das Infraestruturas e da Habitação).
Também tomaram posse com a entrada dos novos ministros, os secretários de Estado Tiago Antunes, da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Goes Pinheiro, Adjunto e da Modernização Administrativa, e Rosa Monteiro, para a Cidadania e a Igualdade (dependentes da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa).
A secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, outra sanjoanense, também tomou posse por transitar da dependência do ministro do Ambiente e da Transição Energética para a do ministro das Infraestruturas e da Habitação.
Estas remodelações no Governo resultam das candidaturas de Pedro Marques, ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas, e de Maria Manuel Leitão Marques, ex-ministra da Presidência e Modernização Administrativa, às eleições ao Parlamento Europeu marcadas para 26 de maio.
“Obrigado a todos os que sempre têm confiado em mim”
No dia em que Pedro Nuno Santos tomou posse como ministro das Infraestruturas e da Habitação, deixou uma pequena declaração sobre esta nova etapa da sua vida na sua página pessoal da rede social Facebook. “Sigo com o sentimento de orgulho e dever cumprido nos Assuntos Parlamentares e com a motivação e o entusiasmo de fazer ainda melhor neste novo desafio. Obrigado a todos os que sempre têm confiado em mim”, disse Pedro Nuno Santos com quem o labor tentou obter uma declaração sobre a sua nomeação como ministro, mas não conseguiu até ao fecho da edição.
“Motivo de regozijo para os sanjoanenses terem um concidadão nestas funções”
Esta última reunião de câmara, o executivo municipal congratulou-se com a nomeação e consequente tomada de posse do sanjoanense Pedro Nuno Santos como “ministro da República” – leia-se ministro das Infraestruturas e da Habitação.
José Nuno Vieira – presidente da autarquia em exercício enquanto Jorge Sequeira se encontrava em Lisboa a participar, precisamente, no ato de empossamento dos novos membros do Governo liderado por António Costa – afirmou ser “motivo de regozijo para os sanjoanenses terem um concidadão nestas funções”.
Também a coligação PSD/CDS-PP, na pessoa de Paulo Cavaleiro, fez questão de saudar Pedro Nuno Santos “pela nomeação”. “A sua sorte será a sorte do nosso país”, disse o vereador da oposição, desejando-lhe ainda “as maiores felicidades”.
Diana Familiar com Gisélia Nunes