“Podemos estar satisfeitos com este passo que coloca S. João da Madeira no caminho das boas práticas”, destacou o presidente Jorge Sequeira
O Portal da Transparência pode ser consultado desde o dia 12de março no site da Câmara Municipal de S. João da Madeira por qualquer cidadão que queira perceber de que forma é que os dinheiros públicos estão a ser gastos.
Esta nova ferramenta permite às “pessoas que estejam em sua casa ou em qualquer sítio do mundo saber o que se passa em S. João da Madeira. Estamos a globalizar a atividade municipal e a torná-la transparente para todo o mundo”, afirmou o presidente Jorge Sequeira durante a sua apresentação, esta terça-feira, na Casa da Criatividade.
Com a criação do Portal da Transparência “inauguramos uma nova fase da relação entre a câmara municipal e o cidadão”, destacou Jorge Sequeira aos presentes, considerando que “como cidade podemos estar todos satisfeitos com este passo que coloca S. João da Madeira no caminho das boas práticas”.
Nesta nova ferramenta do site municipal, o cidadão pode consultar a Ficha da Transparência (eventos, empreitadas e obras), o Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2018 e 2019, a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município, os Programas, Planos e Protocolos, os Regulamentos, Impostos, Taxas e Tarifas Municipais, a Relação Município – Sociedade, a Contratação Pública, a Transparência Económico-financeira e Transparência na Área do Urbanismo e Planeamento.
Balcão Virtual em “reestruturação”
Depois do lançamento do novo site e da app do Município em julho de 2018 e do lançamento do Portal da Transparência em março de 2019, “o passo seguinte é melhorar o balcão de atendimento online que estará pronto este ano”, divulgou o presidente Jorge Sequeira.
Por enquanto, esta ferramenta sempre que é consultada no site da autarquia reencaminha o cidadão para o site anterior. E assim será até estar concluída e pronta a ser utilizada, algo que está previsto para maio, tal como noticiou na sua penúltima edição com base em informação cedida pelo gabinete de comunicação municipal.
O “Balcão Virtual” disponibiliza um atendimento autárquico online em que os cidadãos podem consultar a informação de caráter público, descarregar formulários para efetuar requerimentos ou consultar regulamentos, taxas e licenças praticadas pela autarquia, entre outros. Se o cidadão criar um registo, pode aceder a um conjunto de operações, consultar informação relativa a processos individuais e submeter formulários aos serviços por via eletrónica.