Depois de vários dias repletos de atividades em diversos pontos da cidade, a maioria direcionada para as escolas, a Semana da Terra terminou este último domingo com o Mercadinho Sustentável. E digamos que o fim deste evento camarário levado a cabo no âmbito da Agenda 21 Local de S. João da Madeira não podia ter corrido melhor: a Praça Luís Ribeiro encheu-se de expositores e de visitantes ao longo de todo o dia.

Além de um programa com muita animação musical e ateliês, o Mercadinho Sustentável contou com quatro dezenas de postos de venda de produtos de artesanato e da terra, onde foi possível encontrar, por exemplo, fruta, hortícolas, sementes, plantas, flores, chás, licores, compotas, ervas medicinais, biscoitos, bolos, bolachas, charcutaria, etc.. Houve ainda a participação de produtores da Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) e a colaboração da Cooperativa Agrícola da Feira, de S. João da Madeira, de Gaia e de Espinho, entre outros.

Autarca faz “balanço positivo” da Semana da Terra

Em declarações à comunicação social na passada terça-feira, Jorge Sequeira fez “um balanço positivo” não só do Mercadinho Sustentável como também da Semana da Terra em geral. De acordo com o presidente da câmara municipal, na semana transata, miúdos e graúdos “pararam para pensar numa mensagem ecológica de preservação e mesmo de salvação do planeta”.

“A Semana da Terra tem como objetivo ser uma grande ação de sensibilização ambiental das crianças, professores, pais, encarregados de educação e restante comunidade os problemas ambientais”, lembrou o autarca, referindo que tal “foi conseguido com as múltiplas iniciativas que fizemos”. Destas, destacou, precisamente, o Mercadinho Sustentável, a plantação de espécies florestais e a exibição nos Paços da Cultura de “Antes do Dilúvio”, um documentário sobre as alterações climáticas de Leonardo DiCaprio “com uma mensagem muito forte em termos de boa conduta ecológica”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...