A exposição-instalação “Trabalho Capital # Ensaio Sobre Gestos e Fragmentos”, com curadoria de Paulo Mendes, pode ser visitada desde a sua inauguração no dia 13 de abril, pelas 21h30, no Centro de Arte Oliva.
Uma exposição-instalação em que as obras da Coleção Norlinda e José Lima entram em diálogo com o património da Oliva.
“Trabalho Capital # Ensaio Sobre Gestos e Fragmentos” é “uma exposição que de certo modo quebra uma série de outra exposições que trabalhavam de uma maneira mais direta com a Coleção Norlinda José Lima e não propriamente com a memória deste espaço e essa é a diferença para este projeto expositivo”, indicou o curador Paulo Mendes.
Esta é uma exposição que “vai buscar a memória social e política da fábrica Oliva, enquanto espaço de trabalho em que operários aqui estiveram a laborar, e essa apresentação da exposição, obviamente, também tem um dispositivo cinegráfico bastante diferenciado do que é habitual”, explicou Paulo Mendes.
A criação de “Trabalho Capital # Ensaio Sobre Gestos e Fragmentos” levou a um levantamento histórico que inclui uma série de documentação e de objetos, cedidos por instituições e particulares, relacionado com a antiga fábrica.
Este projeto expositivo apresenta obras da Coleção Norlinda e José Lima, seis entrevistas a antigos operários dentro de um dispositivo cénico simbólico levantado em tijolo bruto e obras de uma série de artistas portugueses convidados pelo curador.
Além das obras da Coleção Norlinda e José Lima e do espólio ligado à Oliva, os visitantes podem encontrar “trabalhos novos ou outros produzidos, mas aqui apresentados, fora do contexto da coleção, mas que acrescentam algo ao tema principal do projeto que é a ideia de trabalho”, revelou Paulo Mendes sobre as obras dos artistas portugueses convidados por si.
“O que se pretende é de certo modo reivindicar uma nova relação com a cidade e com as memórias da própria cidade pretendendo obviamente que haja um maior envolvimento da população e um maior interesse em visitar o Centro de Arte Oliva”, concluiu o curador.
“Trabalho Capital # Ensaio Sobre Gestos e Fragmentos” com obras da Coleção Norlinda e José Lima pode ser visitada até 15 de setembro no Centro de Arte Oliva que receberá
a segunda parte deste projeto expositivo em outubro.