A 13.a edição do Festival de Teatro continua com “Maldita Idade” do grupo ATEC sobe hoje, dia 2 de maio, pelas 21h30, ao palco dos Paços da Cultura.
Uma peça sobre a “´Maldita Idade´ ou as peripécias da vida de Ismael Inocêncio antes e depois de ter sido condenado à velhice precoce pelos próprios preconceitos”, lê-se no programa do evento a que teve acesso o labor.
“Os 11 beijos perdidos” do Teatro Oliveira Júnior, também conhecido como TOJ, é apresentada amanhã, dia 3 de maio, pelas 21h30, na Casa da Criatividade.
Uma história passada “numa rua anónima de uma cidade igualmente não identificada, quatro casas exibem uma janela” e “o aspeto das janelas dirá muito, de imediato, sobre quem habita na casa”, revela a programação.
As peças “Overdade ou uma grande mentira” do Trilho Encena e “Os P´s da Vida” dos Serafins estão marcadas para o dia 4 de maio. A primeira entra em cena às 16h00 nos Paços da Cultura e a segunda às 21h30 na Casa da Criatividade.
Em “Overdade ou uma grande mentira”, a figura central é Saulo, um ex-toxicodependente, que “faz uma espécie de viagem distópica pela sua vida”, questionando-se sobre “e se tudo tivesse corrido mal? O que seria de seu pai? Da sua mulher e da sua filha? Que seria de si próprio?”, adianta o documento sobre o Festival de Teatro.
Já “Os P´s da Vida” reflete sobre a vida que é “um desafio, um risco, uma fonte de desamparos e uma promessa de felicidade”, onde “plantamos sonhos e esperamos colher vitórias”, mas em que apenas “uma coisa é certa: muito daquilo que alcançamos depende da sábia construção do ser”, desvenda a programação.
O Festival de Teatro continua com “COR.agem” da oficina de Artistas no dia 5 de maio, pelas 16h00, na Casa as Criatividade.
Uma peça em que a grande questão é mesmo sobre o que é ser corajoso e o que é ter coragem. Podemos “andar numa montanha russa”, “segurar uma cobra ao pescoço”, “fazer bungee jumping”, “escalar os Himalaias” e até“comandar um exército”, mas “e se a coragem não for nada disto? E se percebermos que a coragem, apesar de ser tudo isto é, sobretudo um pouco mais? É uma espécie de fé interior que se pratica todos os dias e não apenas em ocasiõesespeciais”, descreve o programa.
As peças “Memórias” da Academia ASSP e “No entardecer dos dias de verão” do A Bem Dizer estreiam no dia 8 de maio. A primeira às 19h30 nos Paços da Cultura e a segunda às 21h30 na Casa da Criatividade.
Em “Memórias” “as personagens viajam ao encontro das suas memórias” do “passado, presente e futuro”. E “No entardecer dos dias de verão, um piquenique anual reúne figuras célebres” e é “a oportunidade para se desvendar situações míticas ou para se mitificar outras, numa interessante paródia”, desvenda a programação.
A informação sobre as restantes peças de teatro vai ser divulgada ao longo das próximas edições. O Festival de Teatro encerra a 17 de maio em S. João da Madeira.
Bilhetes já estão à venda
Os bilhetes têm o custo de 3,5 euros e estão à venda desde do dia 17 de abril nos locais habituais. Eles são os Paços da Cultura, a Casa da Criatividade, o Turismo Industrial, a Bilheteira Online, Lojas FNAC, CTT, Centro Comercial 8ª Avenida (Worten), El Corte Ingles, Pousadas da Juventude, linha 24h de reservas e informações 18 20 do MEO e os Quiosques Serveasy. À semelhança de outros anos, as peças de teatro de grupos de teatro profissionais têm um custo diferenciado. A Not Fragil é uma oferta do Município a todos os participantes no Festival de Teatro.
Programa
Maldita Idade – ATEC, dia 2 de maio, 21h30, Paços da Cultura
Os 11 beijos perdidos – TOJ, dia 3 de maio, 21h30, Casa da Criatividade
Overdade ou Grande Mentira – Trilho Encena, dia 4 de maio, 16h00, Paços da Cultura
Os P´s da Vida – Serafins, dia 4 de maio, 21h30, Casa da Criatividade
COR.agem – Oficina de Artistas, dia 5 de maio, 16h00, Casa da Criatividade
Memórias – Academia ASSP, dia 8 de maio, 19h30, Paços da Cultura
No Entardecer dos Dias de Verão – A Bem Dizer, dia 8 de maio, 21h30, Casa da Criatividade
Mamma Mia! Na praia com a Maria – Entre Cenas, dia 9 de maio, 21h30, Paços da Cultura
A Caixa – Troupe, dia 10 de maio, 21h30, Casa da Criatividade
Desenredar as Emoções – Recriarte, dia 11 de maio, 16h00, Paços da Cultura
Teatro Urbano (À Moda) do Sérius – Sérius, dia 11 de maio, 18h00, TUS
O Rouxinol – AceiTe, dia 11 de maio, 21h30, Casa da Criatividade
A Menina sem Nome – Animoparque, dia 12 de maio, 16h00, Casa da Criatividade
Vamos reciclar emoções? – Parrinhenses, dia 14 de maio, 19h30, Casa da Criatividade
Maria da Luz – Os Boinas, dia 14 de maio, 21h30, Paços da Cultura
Mudar o Mundo com o Voluntariado – Banco Local de Voluntariado e Ecos Urbanos, dia 15 de maio, 14h30, Casa da Criatividade
Not Fragile do Teatro em Caixa, dia 17 de maio, 22h00, Casa da Criativida