Com António Sousa a dar o pontapé de saída, no passado dia 20 de junho, estava dado o arranque do ADS Cup 19, e ao longo de quatro dias (20 a 23 de junho) foram mais de 750 atletas, provenientes de 48 equipas, que lutaram pela vitória nesta competição promovida pelo departamento de futebol de formação da Associação Desportiva Sanjoanense.
E depois do domínio alvinegro em 2018, com a vitória em quatro dos seis escalões em competição, na edição deste ano da prova o clube organizador, que voltou a alinhar com duas equipas em cada classe, venceu apenas em benjamins A, onde também conseguiu alcançar o terceiro lugar. Já em Infantis A a Sanjoanense também esteve entre os primeiros classificados garantindo a segunda e terceira posições.
E ainda que a Sanjoanense tenha ficado afastada dos primeiros lugares na maioria dos escalões, a prestação desportiva não era prioridade para as várias equipas em prova do clube alvinegro ou para o próprio torneio.
“Acima de tudo, pretendíamos que todos os atletas saíssem satisfeitos do evento, assim como o staff das várias equipas presentes, e penso que acabámos por ter uma das melhores edições de sempre. Ao longo dos vários dias a alegria dos participantes foi constante e o feedback foi muito bom”, explica Élio Almeida, coordenador do futebol de formação do clube alvinegro, sublinhando que a competição também contribuiu para “dar a conhecer a cidade de S. João da Madeira e a forma como se trabalha na Sanjoanense”.
Ao longo de quatro dias foram mais de 120 partidas distribuídas por três espaços diferentes – Travessas, Centro de Formação Desportiva e Estádio da ADS – com jogos a decorrerem em cinco campos em simultâneo, onde, segundo Élio Almeida, “imperou o fair play e reinou a boa disposição entre equipas e adeptos”. “O balanço é extremamente positivo”, sublinha o responsável, assegurando que a edição de 2019 não contou com nenhum contratempo. “Correu tudo bem. Não houve qualquer atraso no horário dos jogos e não faltou nadas às equipas e adeptos. Acreditámos que foi um grande sucesso”, assegura Élio Almeida, admitindo que o público também contribuiu, de forma decisiva, para fazer do ADS Cup uma festa do futebol jovem e um evento que, segundo o organizador, “tem tudo para ser uma referência a nível nacional”. “A presença do FC Porto e Sporting CP na edição deste ano é sinal que os clubes grandes veem no nosso torneio um quadro competitivo de relevo para as suas equipas finalizarem a época”, refere o coordenador, que acredita que a edição do próximo ano poderá ter “o melhor quadro competitivo de sempre”.
Depois de em 2018 a organização ter escolhido o secretário do clube, Agostinho Gomes, como padrinho do torneio, este ano a responsabilidade coube a António Sousa, antiga glória de FC Porto e Sporting CP. “É uma homenagem mais do que justa e acredito que acaba por ser tardia por tudo o que fez pelo desporto em Portugal a nível nacional e internacional, levando bem longe o nome de S. João da Madeira e da Sanjoanense”, confessa Élio Almeida, sublinhando a importância das empresas Heliotextil, Grifagem J. Pedro e Distrivariante e do Núcleo de Árbitros de Lourosa e de S. João da Madeira e da autarquia sanjoanense para o sucesso do evento.