Na 10.ª edição do concurso “Conta-nos uma história – Podcast na Educação”, três turmas da educação pré-escolar de S. João da Madeira foram classificadas nos primeiros lugares da categoria Áudio.

O primeiro e segundo lugares foram conquistados pelo Jardim de Infância (JI) das Travessas, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, com as histórias “O Leão que temos cá dentro” e “A Ovelha Que Chocou Um Ovo” dinamizadas pelos alunos e pelas educadoras Ana Teixeira e Clotilde Saraiva.

O JI de Fundo de Vila, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ganhou o terceiro lugar com “O Pato Camponês”, dinamizada pelos alunos e a educadora Luz Pereira.

A entrega dos prémios irá realiza-se hoje, dia 27 de junho, em Lisboa.

Nesta 10.ª edição foram submetidas 315 histórias, nas modalidades áudio e vídeo, avaliadas por um júri presidido pela professora Doutora Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra, e constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL), da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), da Microsoft e da Rádio ZigZag, segundo a organização do concurso.

O objetivo desta iniciativa é “fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de educação pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. Utiliza-se, assim, o ato de contar histórias como uma forma de aprendizagem, seja na aquisição de conhecimentos, competências e valores, ou nas atividades de caráter mais lúdico”, deu a conhecer o gabinete de comunicação do Município em comunicado.

“As histórias admitidas a concurso são originais ou são novas versões que têm como base fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, entre outras” e “cada história deve ter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos”, explica o gabinete de comunicação municipal.

A lista completa dos vencedores e as respetivas histórias podem ser consultadas na Internet no site da ERTE – Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas do Ministério da Educação (http://erte.dge.mec.pt/)

A Câmara Municipal de S. João da Madeira “felicita todos os alunos, docentes, não docentes e demais membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa” em comunicado enviado ao labor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...