A Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Associação de Jovens Ecos Urbanos e a Escola de Voluntariado “Pista Mágica” são parceiras no âmbito do projeto de inovação social VOAHR Municípios, apoiado por fundos europeus e desenvolvido ao nível da Área Metropolitana do Porto, com o envolvimento de 14 concelhos da região.
Nesse âmbito, o Banco Local de Voluntariado (BLV), em conjunto com a “Pista Mágica”, elaborou um Plano Estratégico para implementar até 2021 em S. João da Madeira, visando essencialmente a promoção do aumento do impacto do voluntariado a nível municipal.
Numa reunião em que também tomou parte a Ecos Urbanos, que é promotora e dinamizadora do Banco Local de Voluntariado, esse documento foi agora apresentado à câmara sanjoanense, na sua qualidade de investidor social neste projeto, para o qual contribui com cerca de 7.000 euros ao longo dos três anos de vigência do mesmo, como adianta nota informativa enviada ao labor.
Este encontro decorreu no Fórum Municipal, com a presença de Sónia Fernandes, responsável da “Pista Mágica”, que deu a conhecer as principais linhas desse plano ao presidente da autarquia, Jorge Sequeira, e à vereadora da Ação Social Paula Gaio.
Aumentar o reconhecimento do trabalho realizado pelo BLV é uma das metas definidas, assim como o aumento da capacitação através de formação de voluntários de empresas e instituições.
O VOAHR Municípios é um projeto coordenado pela “Pista Mágica” e financiando pelo “Portugal Inovação Social” âmbito do Programa Operacional Parcerias para o Impacto (POISE).