Verba resultante da venda de copos da edição deste ano do Festival do Gin
O presidente da câmara, Jorge Sequeira, entregou 2.025 euros a Carlos Coelho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, e a Normando Oliveira, comandante da corporação sanjoanense e Coordenador Municipal da Proteção Civil, desde o dia 5 de novembro, numa sessão simbólica realizada no dia 13 de novembro na Torre da Oliva. À semelhança do que aconteceu em todas as edições anteriores, esta verba resulta da venda de copos da edição deste ano do Festival do Gin.
Uma vez que este evento é organizado pela unidade de turismo da câmara e é visitado pelos sanjoanenses e pela comunidade em geral, o valor angariado e doado resulta de “esforço” e “empenho” de “todos”, destacou o presidente.
“O custo do copo é assumido pelo Município e o valor que acresce ao copo é doado”, explicou Alexandra Alves, responsável pelo Turismo Industrial, que também esteve presente no momento, acompanhada de dois colaboradores da Torre da Oliva, sendo toda a equipa deste espaço responsável pela organização do Festival do Gin.
É relevante mencionar que nos anos anteriores foram os bombeiros a ter esse custo, que não se encontra abatido nos valores de donativo em 2016 (958 euros), 2017 (2.572,00 euros) e 2018 (2.481,00 euros).
Neste momento, Jorge Sequeira salientou que “o ano de 2019 foi o maior ano de investimento e apoio aos bombeiros” por parte do Município no total de 219.176,56 euros e “estamos muito satisfeitos com isso”. O presidente recordou ainda o apoio e o investimento da câmara em anos anteriores, tendo sido de 120 mil em 2016, 114 mil em 2011 e 105 mil em 2010.
O valor doado vai ser aplicado numa despesa inesperada para a corporação. “Neste momento, temos um carro acidentado” cujo arranjo “vai implicar um gasto de cerca de seis mil euros e este dinheiro vai ajudar a minorar o impacto deste imprevisto”, deu a conhecer Carlos Coelho, agradecendo à câmara “a atenção de continuar a dedicar o evento aos bombeiros”.