Em competição internacional, na Hungria
De 9 a 16 de novembro, seis alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas (AE) Dr. Serafim Leite estiveram na Hungria para participar no Eramus+ “ It´s logical, Dear Math!”. Trata-se de um projeto de parceria com duração de três anos (setembro de 2017 – agosto de 2020) que visa desenvolver o pensamento matemático e lógico, usando atividades inovadoras e estratégias de gamificação.
Neste âmbito e nesta deslocação à Hungria, “Portugal conseguiu excelentes resultados”, com os estudantes Tiago Pinto e Maria João Santos, da Serafim Leite, a ganharem o primeiro e o segundo lugares, respetivamente. Aliás, “a nossa equipa ficou em segundo na pontuação de equipas, apenas por algumas décimas”, chama à atenção nota informativa recebida pelo labor.
Depois de um domingo a conhecer as principais atrações turísticas de Budapeste, com destaque para as termas, a comitiva sanjoanense foi na segunda-feira seguinte à escola de Szigethalom, onde, de manhã, foram feitas as apresentações de cada um dos alunos dos países participantes (Portugal, Grécia, Hungria, Lituânia e Itália) e das suas escolas. Note-se que Szigethalom foi a base de trabalho e de competição durante toda a estadia, conforme refere texto enviado à nossa redação.
Já na terça-feira fizeram o teste de Matemática e Lógica e, depois do almoço, foram a um campo medieval aprender um pouco da história da Hungria. No dia seguinte, fizeram uma visita guiada ao castelo de Visegrád, cidade situada a norte de Budapeste, e visitaram a localidade de Szentendre, onde num museu de micro-arte viram micro-obras de arte que só podiam ser vistas através de um microscópio.
Na quinta-feira foram para a escola de Szigethalom, onde fizeram uma prova parecida com um peddy-paper com QR CODES, tentando responder a 15 perguntas de lógica, que estavam espalhadas pelo estabelecimento de ensino. À noite, durante um jantar de gala, e depois de terem brilhado na competição, receberam os respetivos prémios.
Os últimos dias foram preenchidos com mais visitas culturais e turísticas, com direito a um cruzeiro no Danúbio e tudo. “Foram dias inesquecíveis, tanto na componente pedagógica e de convívio, como pela possibilidade que tivemos de conhecer um pouco de um país muito diferente do nosso”, dizem os alunos na nota de imprensa.