O presidente da câmara visitou o novo espaço de formação instalado na Academia de Design e Calçado, que passa a disponibilizar aos seus formandos conhecimentos na área da robótica e da automação de sistemas produtivos.
Tratando-se da apresentação de equipamentos de vanguarda tecnológica, Jorge Sequeira enalteceu, segundo comunicado recebido pelo labor, a aposta que este centro de formação profissional da indústria de calçado – instalado em S. João da Madeira (SJM) desde 1966 – está a fazer na inovação e na modernização dos cursos ali lecionados. Este acompanhamento das novas tendências dos processos de produção por parte da Academia de Design e Calçado/CFPIC representa uma “mais-valia para o município”, como afirma o autarca.
Nesta visita marcaram também presença empresários da Sanjotec, da empresa EPL, especializada em robótica e automação industrial, que ficaram por dentro da existência desta valência em SJM, abrindo-se portas a possíveis parcerias com a Academia de Design e Calçado/CFPIC.
O diretor da instituição, Eduardo Costa, considera o investimento nas novas tendências dos processos de produção como “um passo importante que tinha de ser dado para poder corresponder às necessidades do mercado de trabalho no calçado”, a médio e longo prazo.
Este laboratório equipado com ferramentas de robótica e realidade virtual, que conseguem reproduzir um contexto de automação industrial aos formandos.