O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) criou a linha de emergência COVID-19 com o intuito de apoiar os portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para o regresso a Portugal.
Esta linha de emergência está disponível para viajantes portugueses em dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00, através do número +351 217 929 755 e do email [email protected] e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular em funcionamento 24 horas por dia.
Com esta decisão, o MNE “coloca à disposição dos portugueses em viagem pelo mundo um serviço adicional, destinado sobretudo a prestar informações relativas ao regresso a território nacional no caso de ocorrerem dificuldades de circulação no país onde se encontrem”, informou o Governo português através do seu site, esclarecendo ainda que esta linha de emergência “não servirá para o tratamento de outros assuntos de natureza consular, tais como a emissão de cartões de cidadão, passaportes biométricos ou tratamento de pedidos de vistos, que seguem os seus canais próprios e regulares junto dos postos consulares”.