“Quem puder, deve ficar em casa e sair apenas para coisas essenciais”

Entrevista a Catarina Bento, especialista internacional de produto numa empresa de biotecnologia em Salamanca

0
391

Qual o impacto do novo coronavírus no teu local de trabalho?

Neste momento, estou a trabalhar em casa e a empresa está a funcionar com um número mínimo de pessoas no local para garantir os serviços nos diferentes setores.

Quais as tuas funções e de que forma estão a ser afetadas?

Trabalho numa empresa em contacto direto com diversos hospitais e instituições de saúde a nível nacional e internacional e, por essa razão, determinados serviços de apoio ao cliente não podem ser prestados e todos os congressos e eventos científicos foram cancelados para os próximos meses.

Os hospitais começam a ficar sem capacidade de conseguir prestar o atendimento necessário face ao elevado número de casos”

Qual o impacto deste surto no teu dia a dia, em particular, e nas estruturas do país em que estás a viver, em geral?

Espanha, depois de Itália, é o país com uma elevada taxa de mortalidade devido à Covid-19 até agora. As pessoas estão assustadas e com medo de uma forma em geral. Todos os estabelecimentos estão fechados com exceção dos supermercados (que fecham mais cedo), hospitais e farmácias. Não podemos sair de casa a não ser para ir ao supermercado e alguma situação de extrema importância. Estou em casa há 15 dias e apenas saio para ir ao supermercado. Gostava de acrescentar também que é muito importante que as pessoas entendam que a melhor forma de ajudar no combate ao vírus é evitar o contacto social ao máximo. Quem puder, deve ficar em casa e sair apenas para coisas essenciais, uma vez que os hospitais começam a ficar sem capacidade de conseguir prestar o atendimento necessário face ao elevado número de casos.

De que forma estás a acompanhar a evolução do vírus em Portugal?

Estou acompanhar de uma forma muito ativa. Tento estar informada ao máximo do que esta a acontecer.

Tens estado em contacto constante com familiares?

Sim, falamos todos os dias.

Para quando prevês regressar a Portugal?

Neste momento ainda é uma pergunta difícil de responder. Sem dúvida, quando esta situação acalmar e conseguirmos retomar ao nosso quotidiano, vou visitar a minha família.

Covid-19 em Espanha*

Até ao momento, este é o país mais afetado da Europa e, a seguir aos Estados Unidos da América, o mais afetado do Mundo

146.60 casos confirmados

14.555 mortes

48.021 recuperados

*Dados atualizados até ao fecho da edição que podem ser consultados em  https://www.worldometers.info/coronavirus ou https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...