A Organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020 dedicado à Cultura Popular. Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471. Entre os nomeados encontra-se o Chapéu de Feltro, cuja candidatura foi submetida pela câmara, através da Unidade de Turismo, avança o Município em nota de imprensa dirigida ao labor. 

S. João da Madeira é, atualmente, o único centro de produção de chapéus de feltro em Portugal. Com origem em pequenas oficinas artesanais, a produção de chapéus de feltro sofreu um processo de industrialização, que conduziu à introdução de processos mecânicos, não deixando de preservar conhecimentos e processos artesanais que dão destaque ao toque e ao trabalho manual, fundamentais para a qualidade de fabrico dos chapéus de feltro.

Com a concentração da produção chapeleira em poucos lugares do mundo, as fábricas de S. João da Madeira conjugam, hoje, a preservação de técnicas tradicionais com o desenvolvimento interno de tecnologias inovadoras. Deste modo, para além da importância histórica da indústria de chapelaria para o desenvolvimento do concelho, esta é uma atividade que continua viva e dinâmica, com um número de chapeleiros que tem voltado paulatinamente a crescer, assegurando a continuidade da sua transmissão.

Candidatura de S. João da Madeira concorre pelo distrito

A abertura do Museu da Chapelaria e a criação dos circuitos de Turismo Industrial, onde é possível conhecer de perto o mundo mágico dos chapéus, contribuem de igual modo para a preservação, valorização e divulgação da produção de chapéus de feltro, bem como para o reforço simbólico dos laços de uma comunidade que cresceu em torno dos chapéus.

Pela importância social e cultural da indústria de chapelaria para S. João da Madeira, a autarquia decidiu avançar com a candidatura do Chapéu de Feltro ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, reconhecendo o contributo na promoção do património nacional e dos seus territórios.

Dia 7 de junho, num programa em direto na RTP1, serão conhecidos os resultados da atual fase do concurso, com a apresentação dos finalistas regionais. Nesta fase, o Painel de Especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elege sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais. A candidatura do Chapéu de Feltro de S. João da Madeira concorre pelo distrito de Aveiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...