Equipamentos de proteção individual podem ser lavados até cinco vezes e vão chegar aos cerca de 22 mil sanjoanenses ainda este mês
As máscaras produzidas pela empresa sanjoanense ERT Têxtil, a pedido da câmara municipal, já receberem a declaração de conformidade do CITEVE para utilização no contexto da Covid-19. Cumprido esse requisito, a autarquia iniciou, esta última quarta-feira, a sua distribuição pelas caixas de correio das habitações do concelho, processo que terá continuidade ao longo deste mês, avança a própria em comunicado enviado ao labor.
Máscaras podem ser lavadas até cinco vezes
Essa certificação resulta dos ensaios efetuados por essa entidade, que, para cinco lavagens, “comprovam que o artigo cumpre os requisitos relativos à respirabilidade e capacidade de filtração de partículas para máscaras utilizadas no contexto Covid-19”, respeitando as especificações técnicas definidas pela DGS, Infarmed, ASAE e IPQ. Os ensaios ao produto terão continuidade para eventual certificação para um número superior de lavagens.
O Município entrega três dessas máscaras comunitárias reutilizáveis por residência, que são acompanhadas por informação sobre as suas características técnicas e instruções de utilização, bem como a indicação da sua certificação e da durabilidade em função do número de lavagens a que forem sujeitas.
Desse folheto constará também a indicação de como devem proceder os agregados familiares com mais três elementos para obterem as máscaras adicionais necessárias.
Esta é mais uma ação de sensibilização para as novas regras sanitárias de resposta à pandemia. Recorde-se que, nesse mesmo âmbito, a autarquia tinha já procedido à entrega de máscaras a clientes do mercado e a passageiros dos autocarros do TUS (Transportes Urbanos do Município de S. João da Madeira), assim como aos comerciantes do concelho com atendimento ao público.