No último sábado, a turma do 3º ano da EB1/JI de Casaldelo apresentou em videoconferência, na plataforma TEAMS, os trabalhos realizados durante o terceiro período no âmbito de um projeto de programação em E@D (ensino à distância).

Segundo texto remetido ao labor,tudo começou no passado dia 2 de abril, com o “batismo em programação” na EB1/JI de Casaldelo. Este estabelecimento de ensino de S. João da Madeira, consciente das competências do aluno do século XXI e dos benefícios da aprendizagem de programação em idades jovens, abraçou e envolveu os alunos nesta aventura tecnológica. “Ser capaz de resolver problemas complexos, ter pensamento crítico, ser criativo, saber gerir, coordenar-se com os outros, ser capaz de tomar decisões foram as competências desenvolvidas nas atividades propostas”.

Nesta fase em que a Escola vive o E@D, o domínio das competências digitais é essencial para uma efetiva comunicação e produção de conteúdos.

“Happy Code” foi a escola de programação que proporcionou esta oportunidade

Ainda de acordo com a nota informativa recebida pelo nosso jornal, a “Happy Code” foi a escola de programação que proporcionou às crianças esta oportunidade de abertura ao mundo da programação.

A aventura começou com o apreender das fases da construção de um jogo no espaço. A escolha dos cenários, dos protagonistas e dos obstáculos foi a primeira etapa vencida. Atribuir ações a cada um dos protagonistas revelou-se uma mais-valia para que cada aluno entendesse que esta fase é essencial no jogo. As várias combinações de ações desenvolveram o raciocínio matemático, o raciocínio lógico e a capacidade de problematizar e de construir soluções. Ver o efeito destas ações no jogo foi uma descoberta aliciante. A ansiedade de chegar ao final da criação do jogo e jogar revelou-se um fator de maior envolvimento e de querer continuar.

O entusiasmo na criação do seu próprio jogo, ser autor/criador de um jogo, foi sem dúvida a maior revelação e o grande objetivo da maioria dos alunos.

Os jogos criados, apresentados e partilhados, no passado dia 4 de julho, em videoconferência reuniu uma vez mais pais, filhos e restante comunidade educativa. “Foi um momento de excelência que nos enche de orgulho. A evolução dos alunos no domínio das tecnologias foi evidente. A destreza da partilha de ecrã, o cumprimento das regras numa videoconferência, as intervenções e apresentações revelaram um enorme crescimento pessoal e social”, refere o texto enviado pela turma, no qual ainda é feito um agradecimento a toda a equipa da “Happy Code”, em especial à professora Nilza. Aliás, os alunos agradecem com um “obrigado do tamanho dos nossos sonhos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...