Os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar, com escalão A e B, terão acesso às Atividades de Animação e Apoio à Família de forma gratuita de setembro a dezembro, podendo esta gratuitidade ser estendida ao ano de 2021, dependendo da situação pandémica e da condição financeira das famílias.
Esta é uma das medidas do programa de Ação Social Escolar aprovado, por unanimidade, na última reunião de câmara, realizada no dia 30 de junho, e que irá abranger todos os 10 jardins de infância da rede pública do concelho.
O programa municipal inclui apoios desde a educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.
A partir de setembro, os alunos do 1.º ao 6.º ano abrangidos pela ação social escolar passam a receber os cadernos de atividades, o que poderá representar uma poupança para as famílias entre 45 e 50 euros por cada filho que têm a estudar nestes anos de escolaridade. Para além disso, no 1.º ciclo do ensino básico, os alunos do escalão A e B receberão ainda material escolar no valor de 16 e oito euros, respetivamente. Já os estudantes do 7.º ao 12.º ano passam a ter direito a material escolar de 10 a 40 euros, dependendo do escalão do abono de família.
Este programa inclui também refeições escolares durante todos os meses do ano, um jardim-de-infância aberto em agosto para as famílias cujos pais trabalham ao longo deste mês e a oferta de transportes para visitas de estudo.
“A determinação do Município na implementação de medidas de apoio dirigidas às famílias de estratos sociais mais desfavorecidos e a necessidade de garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar a todos os alunos são dois dos objetivos fulcrais da câmara de S. João da Madeira com o desenvolvimento deste programa”, lê-se no comunicado enviado pelo gabinete de comunicação do Município ao labor.