Em edição marcada pela pandemia, número de participantes “ultrapassou as expectativas”
A prova disso está no número de pessoas que participaram nas mais de 30 atividades da Semana da Juventude realizadas de 11 a 13 de setembro no Parque Urbano do Rio Ul.
“Tivemos 870 pessoas em todas as atividades, mas o número rondou as 1.200 pessoas ao contarmos com aquelas que estiveram a ver fora do perímetro”, revelou Rita Pereira, presidente da Associação de Jovens Ecos Urbanos, que organiza o evento em conjunto com a Câmara Municipal de S. João da Madeira.
“Tentamos apelar ao cumprimento das regras” por parte das pessoas que assistiram às atividades fora do perímetro, ainda que fora dele, “a responsabilidade seja e cada um”, mas “não foi necessária esta intervenção muitas vezes já que as pessoas estão conscientes das regras comunitárias nesta situação de pandemia”, esclareceu a líder associativa.
Estes números “ultrapassaram as expectativas” da organização em relação à edição deste ano marcada pelos constrangimentos provocados pela pandemia. Tais como a realização de um programa com atividades direcionadas a um público mais transversal do que é habitual e com limitação do número de pessoas, desviando-se um pouco de edições anteriores em que tinham eventos criados com o propósito de atrair massas à cidade. “Pensávamos que as pessoas iam optar por ir o menos possível ou até não ir”, mas o certo é que, contrariamente ao esperado, muitas pessoas não só foram às atividades, como também “disseram que se sentiram seguras e pediram bilhetes para ir a outras”, contou Rita Pereira ao labor.
Números
Orçamento de 11 mil euros, dado pela câmara municipal, deu para concretizar programa deste ano, um valor que não foi suficiente para suportar a edição anterior
Mais de 30 atividades em 3 dias
72 artistas, na sua grande maioria sanjoanenses
42 voluntários, 30 jovens e 12 pessoas ligadas à associação, sem os quais não seria possível concretizar o evento
870 pessoas participaram em todas as atividades e cerca de 430 assistiram às mesmas