Foi publicado, no passado dia 4 de setembro, em Diário da República, o concurso nacional para a contratação de 950 médicos para reforço das instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente 39 para a área da saúde pública e 911 para a área hospitalar.
O reforço do quadro clínico do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) está contemplado neste processo, tendo sido aprovada a contratação de 13 novos médicos para integrarem as equipas das especialidades médicas da instituição, adianta o próprio CHEDV em nota de imprensa remetida ao nosso jornal.
Os clínicos a contratar são das especialidades de Pediatria, Medicina Interna, Ortopedia, Oncologia, Cardiologia, Anestesiologia, Radiologia, Urologia, Medicina Física e de Reabilitação e Gastrenterologia.
Para o presidente do conselho de administração do CHEDV, “a abertura deste concurso é uma grande oportunidade para conseguirmos continuar o processo de rejuvenescimento do quadro médico de várias especialidades e, ao mesmo tempo, resolver algumas questões de gestão clínica que nos preocupavam desde há algum tempo”. “Nesta fase de forte pressão em que o SNS se encontra, em que, para além da resposta às necessidades emergentes da pandemia, estamos a desenvolver um intenso trabalho de recuperação da atividade que esteve suspensa no período do confinamento, esta entrada de novos médicos vai ajudar-nos imenso”, acrescenta Miguel Paiva.
O CHEDV conta atualmente com um total de 14 especialidades médicas e nove especialidades cirúrgicas, assegurando ainda o funcionamento de Serviços de Urgência nas suas três unidades hospitalares, inclusive no Hospital de S. João da Madeira.