Ter sido o “Melhor Português na Categoria Júnior B” no XXI Concurso Internacional de Piano Santa Cecília valeu a Thiago Tortaro uma participação no Musicatos. No próximo sábado, pelas 17h00, este músico com apenas 14 anos dá um recital de piano nos Paços da Cultura.
É o seu regresso aos palcos, assim como o do projeto da Academia de Música, depois de meses de confinamento devido à pandemia
Iniciaste este teu percurso pela Música com apenas dois anos de idade. Como é que isso aconteceu? De onde veio este gosto pela Música?
O gosto pela música vem de família: a minha mãe toca piano. Ainda de fralda, já me sentava ao piano, passando horas a brincar com as teclas e maravilhado com a descoberta daqueles sons que eram para mim tão especiais.
Que balanço fazes destes 12 anos dedicados à Música?
Faço um balanço muito positivo, pois penso que tenho evoluído bem, já que a cada ano que passa os desafios são maiores e as aprendizagens mais interessantes.
“Quando se tem uma paixão e um sonho há que trabalhar e abdicar de diversas coisas”
É fácil ser-se criança, agora adolescente, e, ao mesmo tempo, músico?
Não é fácil, mas quando se tem uma paixão e um sonho há que trabalhar e abdicar de diversas coisas para alcançar os nossos objetivos.
Quantas horas por dia dedicas à Música?
Dependendo do horário escolar, é sempre o máximo possível.
Fazes ideia de quantos concertos já deste?
Já dei alguns concertos, pelo país e em Itália.
Em quantos concursos participaste? Quais os resultados? Qual o que te mais marcou?
Já participei em cerca de 10 competições, sendo premiado duas vezes em segundo lugar, uma com menção honrosa e os restantes em primeiro lugar. O que mais marcou foi em Filadelfia, Itália.
Porquê piano e violino e não outros instrumentos?
Escolhi primeiramente o piano, porque sempre foi o instrumento que mais me atraiu. Sempre tive um piano em casa e várias gravações para este instrumento, desde concertos para piano e orquestra de Mozart e Chopin a sonatas de Beethoven e Liszt que de pequeno até hoje me foram ficando gravadas na memória. O interesse pelo violino veio posteriormente com a descoberta de novos timbres e técnicas que me cativaram.
“Pretendo seguir uma carreira exclusivamente musical, de pianista de concerto”
O que queres fazer profissionalmente? Queres ser só músico ou conciliar com outra profissão?
Pretendo seguir uma carreira exclusivamente musical, de pianista de concerto.
Neste momento, frequentas que ano e que escola?
Frequento o 10º ano na Escola Secundária Leal da Câmara [em Rio de Mouro, Sintra]
Como tem sido lidar com a pandemia? Como foram/têm sido os ensaios? Já voltaste a subir um palco?
Por um lado, difícil, devido às restrições impostas. Por outro lado, permitiu-me dedicar mais tempo ao estudo da Música. Os ensaios foram até há pouco tempo online e agora com as devidas precauções já são presenciais. Esta será a primeira vez que vou a palco depois do confinamento.
Como surgiu a possibilidade de participares no Musicatos?
A possibilidade de participar surgiu com o prémio “Melhor Português na Categoria Júnior B” no XXI Concurso Internacional de Piano Santa Cecília.
Já conhecias o projeto? E a cidade de S. João da Madeira?
Ainda não conhecia o projeto nem a cidade de S. João da Madeira, mas tenho a certeza que vai ser uma experiência muito interessante.
O que o público pode esperar do teu recital?
Podem esperar um recital com repertório diversificado, composto por obras de três períodos distintos e três compositores memoráveis. Espero que seja um momento musical agradável!
Programa
A. Mozart:
Sonata nº12 em Fá Maior, K.332/300k;
- Allegro.
- Adagio.
- Allegro assai.
F. Chopin
Estudo nº3 em Fá Maior, op.25;
Balada nº1 em Sol menor, op.23;
Sergei Prokofiev:
Sonata nº2, op.14 em Ré menor.
- Allegro, ma non troppo.
- Scherzo: Allegro marcato.
- Andante.
- Vivace.
Thiago Tortaro
Thiago Tortaro nasceu em 2006 em Santa Maria dos Olivais (Lisboa). Iniciou os seus estudos musicais aos dois anos de idade, no Instituto de Música Vitorino Matono, com a professora Rute Ribeiro, tendo depois continuado com a professora Lali Asanashvili.
Tem participado em vários concertos e encontros com músicos internacionais. Recentemente realizou um recital no Museu da Música. Desde os seis anos, altura em que começou a participar em concursos internacionais, é detentor de vários prémios, nomeadamente: Concurso Ibérico de Piano – 2013 – Menção Honrosa, 2014 -1º Prémio e Prémio de Melhor Interpretação (ambos na categoria 1); Concurso Internacional Cidade do Fundão – 2014 -1º Prémio (nível 1), 2015 -2º Prémio (nível 2); Santa Cecília Piano Internacional Competition – 2016 -1º Prémio (categoria D), 2019 – 2º Prémio (categoria B) e “Prémio Melhor Português Júnior B”; Concurso Internacional de Piano Cidade de Almada – 2016 – 1º Prémio (categoria D); Concurso Internacional em Itália, Citta Filadelfia – 2017-1º Prémio (categoria A).
Atualmente estuda com o pianista António Rosado. Paralelamente ao piano, também estuda violino desde 2016 no Instituto Vitorino Matono. Participa ainda na Camerata de Cordas, dirigida pelo professor Francisco Rato.