As aplicações (apps) criadas por grupos de alunos de Informática da Escola Básica e Secundária (EBS) Dr. Serafim Leite continuam a fazer o seu caminho em eventos ligados à programação e inovação e na comunicação social europeia.
Desta vez, a app SandSpace, da autoria de, entre outros, Diogo Resende e Bruno Dylan, foi a vencedora da categoria “Transformação Digital”, enquanto a Polumap , de Jorge Correia e Nuno Castro, venceu a categoria “Proteger a vida marinha”, na 3ª edição do App Start Up, certame enquadrado no Portugal Digital Summit’20, com o apoio da Fundação GALP, conforme avança o gabinete de comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite em nota de imprensa enviada ao labor.
O mesmo texto recebido pelo nosso semanário refere ainda que, no passado dia 21 de outubro, as duas equipas fizeram a apresentação presencial das suas soluções no Portugal Digital Summit 2020, em Lisboa, em modo emissão de televisão em direto. Por uma questão de segurança, apenas dois alunos de cada grupo puderam apresentar-se em estúdio, em conjunto com Matilde Buisel, gestora de projeto do programa Apps for Good.
Durante a entrevista, que teve lugar num salão do Museu dos Coches, os estudantes falaram sobre os problemas identificados e as soluções propostas nas duas apps.
Serafinos participaram no programa “People Fixing the World”
Entretanto, também a BBC se interessou pela capacidade inventiva dos jovens serafinos. Assim, no dia 3 de novembro, foi transmitida uma entrevista no programa “People Fixing the World”, com o título “Teenage inventor special”.
Na dita entrevista, Jorge Correia, Bruno Dylan, Nuno Castro e Diogo Resende, em conjunto com a professora Fátima Pais, explicaram as funcionalidades da SandSpace, uma app que “torna a ida à praia um pouco mais segura, na era da Covid”.
A entrevista pode ser ouvida em podcast no endereço https://www.bbc.co.uk/sounds/play/w3cszv20.
No comunicado, o AE sanjoanense endereça os “parabéns a todos”, destacando ainda a “capacidade criativa dos nossos jovens” e a “dinâmica da escola que os orientou no seu percurso formativo”.