Promovida pela câmara de 16 a 27 de dezembro, a programação digital “A Magia do Natal” resultou num sucesso.
Transmitidos nas páginas oficiais do Município do Facebook e do Instagram, ao todo, foram 14 eventos online que proporcionaram animação de Natal, envolvendo, essencialmente, agentes culturais de S. João da Madeira, segundo nota de imprensa enviada ao labor.
De acordo com as estatísticas dessas plataformas digitais, estima-se que tenham sido alcançadas cerca de 75 mil pessoas, tendo-se registado para cima de 30 mil visualizações, levando um pouco da cultura sanjoanense a vários “cantos” do mundo (Brasil, Estados Unidos, Suíça, França, Reino Unido, Luxemburgo, entre outros países, para além de Portugal).
O programa arrancou com o humorista Pedro Neves a dedicar três espetáculos em direto às crianças, permitindo que estas conversassem com o Pai Natal. Contou, também, com momentos musicais natalícios proporcionados pelo Coro de Câmara, Academia de Música e Banda de Música de S. João da Madeira, que encerrou este conjunto de atividades online.
Minda Araújo e a dupla João Guilherme e Ziggy Neves tiveram a cargo dois concertos que, à semelhança da maioria dos espetáculos, foram gravados na Casa da Criatividade.
Paulo Condessa, comissário do Festival Poesia à Mesa, apresentou um espetáculo poético, recitando textos natalícios, e proporcionou, ainda, um “Conto de Natal” para os mais novos, emitido na tarde de 25 de dezembro.
O teatro esteve também representado nesta oferta cultural, com três momentos distintos: o teatro musical “Um sonho de Natal”, protagonizado pela companhia ProtagonizaMagia, a peça “O lugar de todas as Histórias”, pela Companhia Teatro Quadrilha, e, ainda, pela Oficina de Artistas da Associação de Jovens Ecos Urbanos, o espetáculo teatral de comédia “Noite à Maneira… em S. João da Madeira”.