Ainda a obra na Rua Padre Oliveira, junto aos edifícios dos Paços da Cultura e da Biblioteca Municipal, não terminou e já vai ser retificada. Em causa estão os lugares de estacionamento e as árvores que foram ali plantadas para os separar.
O alerta foi dado por Paulo Cavaleiro, da coligação PSD-CDS-PP, na reunião de câmara desta última terça-feira. Mas a verdade é que a maioria socialista não só já sabia do que se tratava, como também já tem em mãos “uma solução de retificação”, que lhe foi apresentada pela equipa projetista, conforme garantiu o vice-presidente da autarquia. A ideia dos arquitetos é, segundo José Nuno Vieira, alargar “um bocado os lugares de estacionamento” de forma a evitar que se danifiquem as árvores.
Apesar de os lugares de estacionamento terem “a medida regulamentar” e de em outros municípios também se ter optado pela “mesma solução arquitetónica e paisagística [‘colocar árvores entre dois lugares de estacionamento’], a experiência mostra que, ainda assim, ao fazer uma manobra de estacionamento algumas pessoas embatem na árvore”, admitiu, por sua vez, Jorge Sequeira. “Não é um caso único”, prosseguiu o autarca, segundo o qual estão “a tentar encontrar uma solução o mais rapidamente possível para replantar algumas daquelas árvores”.