Mesmo em tempos de pandemia e de confinamento, a Universidade Sénior tem prosseguido com a atividade letiva por teleconferência.
Desta forma, cerca de duas dezenas de alunos, dotados das devidas condições técnicas, têm acompanhado as aulas de quatro disciplinas, cujos docentes se voluntariaram para as lecionar. Depois da aula de “Novo Testamento”, têm prosseguido, com regularidade semanal, as aulas de Inglês, Português e Jornalismo, História da Arte e da Cultura.
A Universidade Sénior do Rotary Clube de S. João da Madeira, salienta, em comunicado enviado ao labor, a aula dada no dia 14 de janeiro por “um professor muito especial”. “Tivemos o privilégio de ter uma aula conjunta com o nosso presidente da câmara, Dr. Jorge Sequeira, subordinada ao tema ´Cristãos Novos em Portugal´”. Este foi “um momento diferente, sobre um tema pouco debatido, mas pleno de interesse e atualidade”, descreveu a Universidade Sénior.
Esta foi “uma experiência muito gratificante que me obrigou a reestudar um tema importante da nossa história”, revelou Jorge Sequeira, ao labor, demonstrando ter ficado “muito satisfeito com a atenção que me dedicaram durante cerca de uma hora”. O presidente da câmara terminou a aula com a referência a uma notícia publicada pelo nosso jornal sobre o facto da conservatória do concelho estar entre aquelas que no país fazem o registo de judeus sefarditas.
O convite da Universidade Sénior partiu de um conversa tida em tempos com o presidente de que “quando tivéssemos as novas instalações gostaríamos que viesse lá dar uma aula como aconteceu com o Dr. Castro Almeida”, explicou a diretora Susana Silva, garantindo que quem assistiu à aula “gostou muito” e achou o tema “muito interessante”.
Para participar nestas aulas, os alunos que o desejem fazer deverão dirigir-se aos respetivos docentes e indicar-lhes o seu endereço de correio eletrónico. Também podem fazer essa solicitação através do endereço [email protected]. A página da Universidade no Facebook e o seu site oficial, no endereço https://sites.google.com/site/universidadeseniorsjoao/, continuam em atividade, dando notícias e publicando trabalhos e mensagens de alunos e de docentes.
“Superando naturais dificuldades técnicas, os nossos seniores têm dado verdadeiros exemplos de interesse e persistência”, destacou a Universidade Sénior.
Para além da atividade letiva, continuam a ser preparadas outras ações em que a componente presencial se torna dispensável, nomeadamente a “Poesia à Mesa – Peregrinação poética”, que, como vem sendo habitual, contará com a presença de um grupo de seniores amantes da arte poética.
A direção reforça o apelo “ao rigoroso cumprimento das normas de confinamento, até porque se trata de uma faixa etária particularmente vulnerável”, esperando que, “com o avanço da vacinação e a progressiva conquista da imunidade de grupo, possamos voltar à nossa ´casa branca´, onde voltará a fervilhar a atividade que caraterizou a Universidade ao longo dos últimos 16 anos”.