Pergunta : Os comboios são importantes para uma cidade ?
Resposta curta : As melhores cidades têm boas ligações ferroviárias
Resposta longa :
O comboio é o meio de circulação mais inteligente de todos.
O menos poluidor, o mais seguro e o que pode estabelecer proximidade entre povoações com pontualidade e sem imprevistos. Isto se não houver greves frequentes.
O Japão, a Alemanha e Reino Unido são excelentes exemplos dessa política de mobilidade e até a nossa vizinha Espanha.
É um investimento caro para o Estado pois não cobra impostos como acontece com as auto-estradas ou com os combustíveis dos automóveis sobre os quais arrecada 60% de imposto.
Por tudo isso se tem investido tão pouco em rede ferroviária que sirva a globalidade das populações enraizadas em cidades de média dimensão, por esse país fora. E de modo a estabelecer “interfaces” com outros tipos de transportes colectivos como acontece em muitos países.
Por exemplo a Linha do Vouga, a ser verdade a sua revitalização, trará enormes benefícios ao desenvolvimento regional aonde S. João da Madeira ou Oliveira de Azeméis se inserem.
Mas é sempre de suspeitar o ruído político atual à volta da Linha do Vouga, uma vez que periodicamente partidos políticos lembram-se de agitar a bandeira da Linha do Vouga. Fica bem e é politicamente correto.
Esperemos que não seja convertida em restaurante como foi o caso em Ul – Oliveira de Azeméis.
Também será necessária uma outra mentalidade para os mais jovens pois esta linha (comboios e estação) tem sido alvo de pinturas grafiti de forma anárquica.
E S. João da Madeira até terá mais expectativas sobre este grande investimento pois tem um ministro natural da casa – Pedro Nuno Santos– que é precisamente o ministro que tutela este “dossier”.
E como alguém disse um dia – mal do político que não faz uma boa estrada até casa dele no seu período de poder!