Vacinação: esta será uma das palavras que vai marcar duplamente a história deste mandato autárquico.

Primeiro, por opção política, porque a Câmara Municipal de S. João da Madeira decidiu pagar a vacina contra o rotavírus aos recém-nascidos no concelho a partir de 1 de janeiro de 2018. Uma vacina que o Programa Nacional de Vacinação não contempla, ainda que seja recomendada como importante para a saúde e o bem-estar das nossas crianças.

Este Programa Municipal de Apoio à Vacinação Infantil é uma das medidas mais ímpares e que mais pode orgulhar a governação municipal socialista. Pela sua pertinência, sensibilidade e igualdade, pois abrange todas as famílias sanjoanenses que tenham filhos, independentemente da situação financeira. Até ao momento, já protegeu 300 crianças, momento que a autarquia recentemente assinalou.

Segundo, por missão e proatividade, porque a Câmara Municipal tem desempenhado um trabalho absolutamente notável no combate à pandemia.

A mais recente ação da autarquia foi na montagem do Centro Municipal de Vacinação para a Covid-19, na Oliva Creative Factory, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro Norte, onde já foram vacinadas mais de 5.000 pessoas.

Dois momentos cruciais, registados em duas fotografias que ficam para a história. A primeira, de julho de 2018, retrata o momento de assinatura dos protocolos com as farmácias da cidade, para que os bebés sanjoanenses pudessem receber gratuitamente a vacina contra o rotavírus. A segunda, de fevereiro de 2021, regista a vistoria final ao Centro Municipal de Vacinação para a Covid-19, pelo presidente Jorge Vultos Sequeira, a delegada de Saúde, Sofia Rocha, e a presidente do Conselho Clínico do ACeS Aveiro Norte, Vera Costa. No dia seguinte, começavam aqui a ser administradas as primeiras vacinas.

DR

Separadas por três anos, estas fotografias representam o muito que o nosso mundo mudou e, com ele, todos nós. Todavia, em simultâneo, é evidenciado que a convicção, o sentido de missão e de serviço público desta Câmara e do seu presidente, Jorge Vultos Sequeira, se mantêm inabaláveis. E, afinal, é isso mesmo que todos desejamos que um líder represente: seja em que contexto for, no pior dos cenários imagináveis, ser capaz de dirigir com mestria e solidariedade, com sensibilidade e objetividade, ajudando a recriar a esperança num futuro melhor e sem deixar ninguém para trás.

       

Leonardo Silva Martins,

Deputado Municipal eleito pelo Partido Socialista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...