É já a partir desta segunda-feira, 5 de abril, que as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR) de Oliveira de Azeméis e de Vale de Cambra veem o seu horário de funcionamento reduzido. A ADR oliveirense passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, enquanto a valecambrense está aberta aos fins de semana, feriados e tolerâncias de ponto, também das 8h00 às 14h00.
A decisão foi tomada pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte após constatar que “a atividade destas ADR mantém um decréscimo constante e consolidado no número de utentes que procuram esta área Covid”. Mas atenção: “caso a evolução da pandemia assim o exija voltaremos a ampliar a atividade das ADR”, avisa o diretor executivo, Miguel Portela, em nota enviada ao nosso jornal.
Recorde-se que, de acordo com o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, as Áreas Dedicadas à Covid-19 (ADC) foram convertidas em Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios. Estas áreas destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda que pela gravidade dos sintomas necessitem de avaliação médica presencial.
No caso da ADR de S. João da Madeira, encontra-se encerrada desde 15 de março.