Obra junto aos campos de ténis do Complexo Desportivo Paulo Pinto arrancou na passada terça-feira
“O estaleiro começou a ser montado ontem [dia 12]. Hoje [a empreitada] já está em execução”. Esta informação, segundo o vice-presidente da câmara, “foi dada à Associação Estamos Juntos [AEJ] uma semana antes da obra iniciar”. Mas, mesmo assim, a AEJ fez uma publicação alertando, uma vez mais, para este “problema de saneamento”.
Aliás, foi a dita publicação que levou Paulo Cavaleiro a trazer o tema à reunião de câmara da passada terça-feira, realizada por videoconferência. De acordo com o vereador da oposição, o atual executivo municipal teve “quatro anos para resolver este assunto”, que a coligação PSD/CDS-PP, se fosse poder, teria resolvido “com as novas piscinas”.
José Nuno Vieira não deu importância à recente notícia da AEJ, preferindo antes falar da “obra que já está em execução”. Adiantou que se trata de “um investimento” de 42 mil euros mais IVA e “com prazo de execução de dois meses”.
Minutos depois, viria o presidente do Município a tocar no assunto, dando nota do trabalho que foi feito até àquele dia em que finalmente a obra estava no terreno. “Foi preciso fazer um projeto, um concurso. Tivemos várias hipóteses de projeto que passavam por terrenos privados. Eu próprio estive envolvido em negociações com privados e depois verificámos que isso era muito complicado. [E por isso] Mudámos o sentido da intervenção para ser mais célere”, relatou o autarca, fazendo ver que “não foram precisos quatro anos” para se pôr fim a “um problema que tem muitos, muitos, muitos, muitos anos”.
Jorge Sequeira prosseguiu, explicando que “a intervenção, curiosamente, não é feita no local”, mas “a montante”. Conforme avançou, a empreitada (a cargo da empresa Águas de S. João) passa pela construção de um novo coletor na Avenida Engº Arantes e Oliveira, em frente ao complexo das piscinas, “que vai, no fundo, desviar as águas que iam para o coletor que está ao lado dos courts de ténis”. Este coletor, em seu entender, “não aguentava, não tinha estrutura para suportar as águas, o saneamento que para ali derivava e, portanto, a solução é desviar o saneamento para outro coletor que já tem diâmetro, dimensão e capacidade” suficientes. O novo coletor de saneamento público tem início na Av. Engº Arantes e Oliveira e abrange a Rua de Ribes.
O edil acrescentou que, concluída esta obra, a autarquia vai ainda “regularizar o pavimento ao lado da caixa de saneamento junto dos courts de ténis”.
Ideia de um complexo de ténis nas Travessas mantém-se
Segundo o vice-presidente da câmara, a ideia de um complexo de ténis nas Travessas, que já vinha do anterior executivo municipal, mantém-se. Mas o projeto que a maioria socialista tem em mente concretizar é “mais ambicioso”.
“É um projeto diferente do que estava previsto”, prevendo para esta área “uma obra de requalificação de grande envergadura do Pavilhão das Travessas”, disse José Nuno Vieira.