As eleições serão por estes próximos dias, ainda não havendo uma data. Mas já é pública a candidatura à liderança da Banda de Música (BM) de S. João da Madeira (SJM) encabeçada por Paulo Coimbra Amado. O antigo aluno da Escola de Música e também ex-músico daquela que é a instituição mais antiga do concelho é o número um da candidatura “Uma Banda para Todos” “composta por pessoas de diversos escalões etários e socioprofissionais, com diversas competências a nível associativo”, que foi dada a conhecer recentemente nas redes sociais. Esta lista candidata (ver coluna) “propõe-se proceder à renovação da totalidade dos elementos” dos órgãos sociais em funções. Atualmente, e desde há 12 anos, a direção da BM é presidida por Adelino Calhau.
Bancário de profissão, Paulo Coimbra Amado é natural de Angola, tem 52 anos e reside em SJM há 23. Neste momento, continua ligado à filarmónica sanjoanense apenas como sócio, uma vez que, como explicou em exclusivo ao labor, “fui dispensado de músico em fevereiro de 2020 pela atual direção, sem invocação de qualquer motivo, e após reuniões com a mesma e com os restantes músicos, onde informei a minha intenção de me candidatar à presidência da direção”. Os seus dois filhos continuam a ser músicos da Banda de Música de S. João da Madeira.
Ainda em declarações ao nosso jornal, o candidato referiu que a candidatura “Uma Banda para Todos” “surge no seguimento de dois fatores distintos”. Primeiro, porque “desde que estou ligado à Banda que ouvimos o atual presidente, frequente e publicamente, a afirmar a sua vontade de sair da direção da Banda de Música, quando “aparecerem outras pessoas para gerirem a instituição”, alegando o cansaço e falta de colaboração dos restantes elementos diretivos”. Depois, devido à “ocorrência reiterada, e cada vez mais frequente, daquilo que consideramos erros de gestão da Banda, quer dos seus recursos humanos, quer dos seus recursos financeiros”.
Paulo Coimbra Amado realçou ainda o facto de esta ser uma “candidatura de um conjunto vasto de pessoas, com diversas qualificações, não se tratando de um projeto pessoal”. Entre as várias iniciativas que pretendem levar a cabo estão, por exemplo, a “reintrodução dos valores de respeito por todos aqueles que se relacionam com a Banda de Música”, o “reequilíbrio económico-financeiro”, “conclusão das obras na sede” e a “renovação do fardamento”.
Lista da candidatura “Uma Banda para Todos”
Direção
Presidente – Paulo Coimbra Amado
Vice-presidente – Eduarda Rodrigues
Tesoureiro – Ana Romano
Secretária – Ana Oliveira
Vogal – Manuel Joaquim Lopes
Vogal – Nuno Morgado
Vogal – António Manuel Bastos
Mesa da assembleia-geral
Presidente – Cristina Vila Verde
Vice-presidente – Marisa Ferreira
Secretário – Ricardo Pinho
Secretário – Paulo Pereira
Conselho fiscal
Presidente – Pedro Fonseca Santos
Secretário – Daniela Rocha
Secretário – Jorge Oliveira
Adelino Calhau é (re)candidato
Contactado pelo labor, o atual presidente da direção da Banda de Música de S. João da Madeira confirmou a sua recandidatura. Já há 12 anos a liderar o órgão diretivo, Adelino Calhau vai recandidatar-se com “a mesma equipa”. Quanto ao motivo, disse que o tornará público brevemente.
Ao nosso jornal, o dirigente também afirmou ter conhecimento da candidatura de uma outra lista, entendendo esta como “um direito que lhes assiste enquanto sócios da Banda de Música”. Aliás, “fazem bem em candidatar-se”, acrescentou.
Até ao fecho da presente edição, ainda não era conhecida a data das eleições. Apenas se sabia que haverá, pelo menos, duas listas candidatas.