ATL de Carquejido e do Espadanal encerrados devido à Covid 

Misericórdia de S. João da Madeira 

0
1006
DR

67 Alunos e cinco técnicas estão em isolamento profilático 

 

Neste momento, encontram-se em isolamento profilático os 67 alunos dos ATL – Centros de Atividades de Tempos Livres de Carquejido e Espadanal, bem como cinco técnicas de ATL, que estão sob alçada da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira (SCM).

Após a confirmação de infeções por Covid-19 tanto na EB1 de Carquejido como na EB1 do Espadanal, a existência de contactos de risco dos alunos (com colegas e técnicos) levou a que a Autoridade de Saúde – Unidade de Saúde Pública do ACES Aveiro Norte suspendesse a atividade socioeducativa destas duas respostas sociais até 11 de junho. O seu regular funcionamento deverá ser retomado na segunda-feira seguinte, conforme avança a Misericórdia em comunicado recebido pelo nosso jornal.

A nota de imprensa da instituição especifica que, no passado sábado, foi conhecido o diagnóstico de três casos positivos à SARS-CoV-2 na EB1 de Carquejido referentes não só a uma colaboradora, mas também a dois alunos que são, cumulativamente, utentes do ATL da SCM. Acrescenta que, no dia seguinte, se registou “outro diagnóstico positivo” em meio escolar, nomeadamente na EB1 do Espadanal, de um aluno que também frequenta o ATL da Santa Casa.

Questionada pelo labor sobre o assunto, a câmara confirmou que existem casos positivos do novo coronavírus identificados nas escolas de Carquejido e do Espadanal. Adiantou ainda que a situação está a ser monitorizada pela autoridade de saúde.

Visitas a utentes com “sabor” a quase normalidade

Para além do número de rastreios à SARS-CoV-2 nos equipamentos residenciais, coordenados pela Segurança Social, que agora sobe para 372, a nota informativa relativa a esta última semana faz também referência às visitas aos utentes dos lares de idosos.

Com o bom tempo que se tem feito sentir, as visitas têm decorrido “nos amplos espaços ajardinados exteriores da instituição, fruição de grande gozo e encanto para todos, em favorecimento do bem-estar dos nossos residentes”. Em declarações ao nosso semanário, o diretor de serviços, Vítor Gonçalves, confidenciou que “esta sensação de proximidade faz-nos sentir outra vez humanos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...