Afinal o que se passou com o Clube de Empresários de São João da Madeira?

1
3549

O símbolo representativo do já inativo “CLUBE DE EMPRESÁRIOS DE SÃO DA MADEIRA” que tinha por objetivo principal não só contribuir para o desenvolvimento económico e social das gentes do Concelho de S. João da Madeira, mas igualmente vir a instituir um notável evento ligado às principais atividades da “Cidade do Trabalho” (LABOR) que iria estar direcionado para os “PRIMEIROS ENCONTROS INTERNACIONAIS DO IMAGINÁRIO, DO SAGRADO; DO MÍTICO E DO SIMBÓLICO, Tornando S. João da Madeira, A CIDADE DO TRABALHO E A CAPITAL EUROPEIA DO IMAGINÁRIO, DO SAGRADO; DO MÍTICO  E DO SIMBÓLICO, e tendo como  consagração sua  o histórico “ CAVALEIRO MERCADOR”, personagem empresarial  criado pela  histórica “ORDEM DE CRISTO!”

 Tal não foi possível devido à incoerência e falta de esclarecimento então existente e que  levou ao fracasso os objetivos centrais da instituição sanjoanense. Na verdade, hoje, nós, como um dos fundadores do “Clube de Empresários de São João da Madeira” somos levados a admitir de que pode ter ocorrido algures, uma “resistência“, contrariando o  desejável desenvolvimento do Clube de Empresários de São João da Madeira!

De facto estavam sendo criadas as necessários condições para a criação de um evento cultural, histórico, social e económico  que por sua natureza e fins iria efetivamente projetar a Cidade de S. João da Madeira, a um desejado nível nacional e internacional,  infelizmente tal não veio a suceder!

Nessa altura a questão a que nos estamos referindo sob a forma de “resistência” poderia ter ocorrido não diremos deliberada e intencionalmente, mas sim, partindo de uma fonte particular e meramente pontual existente entre as duas cidades amigas e colaborantes  e por mera coincidência, suceder que numa dessas duas cidades, uma ter vindo   a progredir muito bem na concretização de um interessante projeto sobre o “IMAGINÁRIO”, o qual, veio a coincidir com um segundo projeto, este, nascente na Cidade de S. João da Madeira,  digamos, aqui abertamente, coincidente  com o projeto do “ Imaginário” em curso na Cidade de Santa Maria da Feira!

 O PROJETO SANJOANENSE  incide igualmente sobre o “O IMAGINÁRIO”, o qual, por si mesmo é absolutamente distinto do projeto sobre o IMAGINÁRIO defendido pela outra cidade ou seja: Santa Maria da Feira! Na verdade, ambos os projetos poderão vir a ser complementares e com a grande vantagem de serem estendidos a outras cidades, que são: Santa Maria da Feira; S. João da Madeira; Arouca; Oliveira de Azeméis e Espinho ou sejam: as TERRAS DE SANTA MARIA!

Convém aqui citar que estamos absolutamente interessados em virmos a dar “corpo” ao nosso Projeto para a CIDADE DE SÃO JOÃO DA MADEIRA, como sendo os “PRIMEIROS ENCONTROS INTERNACIONAIS DO IMAGINÁRIO; DO SIMBÓLICO; DO MÍTICO E DO SAGRADO – tornando SÃO JOÃO DA MADEIRA, A CIDADE DO TRABALHO E A CAPITAL EUROPEIA DO IMAGINÁRIO, DO SIMBÓLICO; DO MÍTICO E DO SAGRADO!”

JACINTO ALVES, escritor e investigador sanjoanense.

1 COMENTÁRIO

  1. Cumprimentos, apoio o Imaginário criado em São João da Madeira… Jose Santos Pereira l Naturologia Integrativa em São João da Madeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...